Através de um comunicado de imprensa, a Apple acaba de anunciar que todos os seus equipamentos vão poder ser reparados com peças originais, mas usadas. Este processo de reparação começa por ser disponibilizado para o iPhone no outono deste ano.
Novo processo de reparação assegura total privacidade
No seu comunicado, a Apple garante que o novo processo de reparação foi “projetado para manter a privacidade, segurança e proteção do utilizador do iPhone”, oferecendo em simultâneo mais opções.
Com este serviço, a empresa de Tim Cook afirma que vai aumentar a longevidade dos produtos e minimizar (ainda mais) o impacto ambiental.
Outra garantia dada pela marca é que todas as peças usadas que seguem para o novo processo de reparação vão passar pela calibração original de fábrica, de modo a garantir a sua funcionalidade e segurança a 100%.
A Apple está mesmo apostada em impulsionar este novo serviço e avança que “os futuros lançamentos do iPhone vão ter suporte para sensores biométricos usados”.
Medidas de segurança para iPhones roubados
A Apple também tomou medidas para impedir que iPhones roubados sejam desmontados para entrega de peças para o serviço de reparo. Assim, vai estender o bloqueio de ativação também às peças do smartphone icónico.
Recorde-se que este recurso bloqueia a reativação de um iPhone roubado ou perdido. De acordo com o comunicado da Apple, “se um dispositivo em reparo detetar que uma peça suportada foi obtida de outro dispositivo com bloqueio de ativação ou modo perdido ativado, os recursos de calibração dessa peça vão ser restritos”.
Outro dado a reter é que o menu definições no iOS vai mostrar o histórico de peças e reparações pelas quais o terminal recondicionado já passou, assinalando também se as peças são novas ou usadas.