Já podes pesquisar com o Google Lens no YouTube em dispositivos Android

Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google decidiu alargar as capacidades de pesquisa dentro da versão do YouTube para Android, através da introdução função de pesquisa usando o Google Lens.

Além da procura por texto e por voz, os utilizadores passam a ter mais uma opção de busca no YouTube, usando diretamente imagens para pesquisar um qualquer vídeo. Com esta nova opção abrem-se assim novas possibilidades para executar pesquisas mais rápidas e eficazes, sobretudo quando as opções mais convencionais se mostram insuficientes para garantir os resultados pretendidos.

Google Lens passa a integrar a pesquisa no YouTube em Android

Novo ícone surge na página de pesquisa

De acordo com testes publicados no 9to5google, basta aos utilizadores ter a funcionalidade ativada e a página de pesquisa aberta em ecrã completo para usar a nova funcionalidade.

A partir daí poderão encontrar o ícone do Google Lens no canto superior direito do ecrã, entre a barra de pesquisa e o ícone do microfone. Ao clicar no ícone do Google Lens, o utilizador simplesmente abre o Google Lens para a interface da câmara que normalmente utiliza no seu dispositivo.

A pesquisa tem depois uma opção mais abrangente de “Search on Google”.

Indica o 9to5google que a pesquisa com o Google Lens na App do YouTube para Android está a ser disponibilizada de forma progressiva, surgindo em todos os dispositivos que estão ligados a uma mesma conta. No entanto, poderá demorar ainda algum tempo até esta opção de buscar ser usada de forma global.

Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.