Ao fim de muito tempo de espera, parece que chegou a Portugal a possibilidade de conduzir sem mãos. Tal é possível através do sistema “Ford BlueCruise”, com tecnologia de condução autónoma e que, finalmente, foi aprovado. Este está disponível no Mustang Mach-E. Afinal de contas, é o primeiro, na região, que conta com o Nível 2 de condução autónoma.
O que sabemos sobre o carro?
Quanto ao automóvel, há algumas informações importantes a ter em conta. Desde já, este tem 3 modos distintos de assistência na condução: reconhecimento de sinais de trânsito; assistência à manutenção na faixa de rodagem; e o Cruise Control Adaptativo com Stop-And-Go.
Na prática, o facto de se tratar de um carro autónomo não quer dizer que o condutor deva negligenciar o que acontece na estrada. Tanto assim é que, até as próprias funções do carro procuram assegurar que o foco na condução é mantido.
Como refere a Razão Automóvel , tal é possível através de câmaras que fazem o rastreio do olhar e da posição da cabeça. No caso do sistema notar uma eventual desatenção, o condutor recebe um alerta, para que se mantenha em estado de vigia.
Ultrapassagens não são feitas de forma autónoma
Nesta fase, importa realçar também que as ultrapassagens na estrada não são feitas autonomamente. No fundo, só poderás usar a condução mãos-livres em alguns trechos da autoestrada, apelidados de “Blue Zones”.
Posto isto, é possível que te perguntes: e como sabemos que estamos numa dessas zonas? Ora bem, sempre que estiveres, é expectável que o ícone “Blue Cruise Hands Free” apareça no painel do carro. Quando vires o sinal, sabes que podes conduzir sem mãos.
Ainda assim, para que tal aconteça, terás de, numa fase inicial, ativar a ferramenta. O processo é bastante simples, já que apenas requer que cliques num botão. Já em condução citadina, por exemplo, o condutor terá sempre de controlar o volante
Neste momento, o Blue Cruise apenas está disponível no Ford Mustang Mach-E. Para teres acesso a estes recursos de condução autónoma, podes fazer duas subscrições diferentes: 24,99 euros por mês ou 300 euros por ano.