Também no Youtube, a Inteligência Artificial (IA) tem vindo a tomar um papel cada vez mais importante. Ao que tudo indica, o Youtube está a testar um recurso de IA, chamado “Ask”, que permite saber mais acerca dos vídeos que assistes.
Tal como o nome da ferramenta de IA indica, esta é destinada a interações de perguntas e respostas. De acordo com a Android Authority, o recurso pode ser usado em tempo real, enquanto assistes a um vídeo.
Neste momento, o “Ask” está em fase experimental. Quer isto dizer que só pode ser experimentado por subscritores do Youtube Premium, que tenham a aplicação para Android. Para além disso, é preciso ter mais de 18 anos e viver nos Estados Unidos.
Como explica a mesma fonte de informação, depois de ativares o recurso, vais começar a reparar num botão “Ask”, entre a opção de partilha e download. Ao usares a ferramenta, podes perguntar tudo o que quiseres sobre conteúdo relacionado com o vídeo.
Depois de fazeres as tuas perguntas, o recurso de IA irá processar a informação presente no vídeo e responder-te consoante a mesma. Importa destacar que o uso do “Ask” não implica colocares o vídeo em pausa.
O “Ask” não aparece em vídeos musicais, por exemplo
Até agora, a Android Authority que a ferramenta tem funcionado com bastante precisão. Isso faz com que se coloque a possibilidade do “Ask” pré-analisar os vídeos, antes do utilizador fazer perguntas acerca deles.
De qualquer forma, as experiências feitas até ao momento demonstram que o “Ask” não aparece em todo o tipo de vídeos. De acordo com a mesma fonte de informação, o botão de perguntas e respostas não consta em vídeos musicais, por exemplo.
Com base na informação divulgada pelo Youtube, sabe-se que o recurso, por enquanto, estará disponível até dia 1 de maio. Recorde-se que, tal como referido anteriormente, só existe nos Estados Unidos, para quem tem versão Android premium.
Ainda assim, é possível que em breve se conheçam novidades sobre o lançamento público deste recurso. Principalmente para vídeos informativos, como tutoriais, por exemplo, pode ser uma ferramenta bastante útil para o utilizador.