A Microsoft lançou o serviço Xbox Gaming na Amazon Fire TV, juntamente com um anúncio que passa uma mensagem ousada: já não é necessário uma consola para jogar jogos da Xbox.
A disponibilidade do Xbox Gaming nos sticks Amazon Fire TV significa que os seus utilizadores pdoerão jogar diretamente na aplicação através da cloud da Xbox.
Esta implementação expande o público potencial dos jogos Xbox e, sobretudo, da subscrição do Xbox Game Pass.
Tudo o que é necessário para jogar é um Fire TV stick compatível, um comando sem fios com Bluetooth e uma subscrição Xbox Game Pass Ultimate, para transmitir os jogos Xbox.
As motivações por trás desta expansão
A Microsoft, com este novo lançamento, tenta aliviar a ideia de que é necessário gastar várias centenas de euros numa consola de forma a ter acesso a jogos da Xbox.
No anúncio feito pelo Twitter, que ironiza o filme Scream, a desenvolvedora produziu um sketch engraçado que reforça a ideia principal - com este serviço, a Xbox torna-se uma comodidade muito mais acessível a inúmeras famílias.
Ainda assim, alguns fãs ferrenhos da Xbox receiam que a Microsoft pode estar a desvalorizar a própria consola à medida que tenta alargar o interesse e acessibilidade geral em torno dos seus videojogos.
A empresa começou por alagar os seus serviços ao mercado mobile e, agora, a dispositivos como smart TVs e sticks de streaming.
Embora os executivos da Xbox insistam que a Xbox Series X e S sejam uma parte importante do seu negócio, as suas vendas não revelam números muito positivos - principalmente em comparação ao rival PlayStation.
Além disso, o CEO da Xbox, Phil Spencer, já admitiu em múltiplas ocasiões que perdeu a "guerra de consolas" para a Sony.
Ainda assim, segundo vários rumores e relatos, a empresa estará a preparar o desenvolvimento de novos modelos, bem como uma versão portátil.