É como uma espécie de ‘jogo do gato e do rato’ contínuo, jogado entre o YouTube e os utilizadores de extensões de ad-blocking para evitar os anúncios dos vídeos disponibilizados através daquela rede social.
Alguns utilizadores do YouTube que utilizam essas extensões estão a reportar situações em que surgem ecrãs negros, durante alguns segundos, antes da reprodução dos vídeos se iniciar.
A informação surge após informações tornadas públicas de que o YouTube estaria a trabalhar numa nova tecnologia de injeção dos anúncios nos próprios vídeos, de forma a dificultar que os bloqueadores os ignorem.
YouTube altera padrões de segurança
De acordo com informações do Android Authority, vários utilizadores do Reddit com extensões no browser para bloqueio de anúncios estão a comentar que o ecrã fica negro por um período entre os seis e os 20 segundo preto.
Aparentemente, as extensões de ad-blocking continuam a ser capazes de bloquear alguns anúncios que surgem nos vídeos do YouTube, mas não têm capacidade para ‘saltar’ até ao conteúdo relevante seguinte.
O YouTube ainda não reagiu diretamente às queixas sobre os efeitos da nova tecnologia para bloquear os bloqueadores de anúncios, mas ainda esta semana informou os utilizadores de que está a atualizar os seus ‘standards de segurança para as extensões dos browsers no YouTube’.
Esta alegada nova medida por parte do YouTube junta-se à política de três avisos em vigor há cerca de dois anos, encontrada para notificar e, depois, penalizar os utilizadores que usam ad-blockers para reproduzir vídeos naquela plataforma.