É como uma espécie de ‘jogo do gato e do rato’ contínuo, jogado entre o YouTube e os utilizadores de extensões de ad-blocking para evitar os anúncios dos vídeos disponibilizados através daquela rede social.
Alguns utilizadores do YouTube que utilizam essas extensões estão a reportar situações em que surgem ecrãs negros, durante alguns segundos, antes da reprodução dos vídeos se iniciar.
A informação surge após informações tornadas públicas de que o YouTube estaria a trabalhar numa nova tecnologia de injeção dos anúncios nos próprios vídeos, de forma a dificultar que os bloqueadores os ignorem.
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Imagem: OreOfChlorophyte
YouTube altera padrões de segurança
De acordo com informações do Android Authority, vários utilizadores do Reddit com extensões no browser para bloqueio de anúncios estão a comentar que o ecrã fica negro por um período entre os seis e os 20 segundo preto.
Aparentemente, as extensões de ad-blocking continuam a ser capazes de bloquear alguns anúncios que surgem nos vídeos do YouTube, mas não têm capacidade para ‘saltar’ até ao conteúdo relevante seguinte.
O YouTube ainda não reagiu diretamente às queixas sobre os efeitos da nova tecnologia para bloquear os bloqueadores de anúncios, mas ainda esta semana informou os utilizadores de que está a atualizar os seus ‘standards de segurança para as extensões dos browsers no YouTube’.
Esta alegada nova medida por parte do YouTube junta-se à política de três avisos em vigor há cerca de dois anos, encontrada para notificar e, depois, penalizar os utilizadores que usam ad-blockers para reproduzir vídeos naquela plataforma.