Mais de 50 anos depois, a história voltou-se a repetir. Num momento de grande alegria, em particular, para os norte-americanos, o módulo privado Odysseus, da Intuitive Machines, aterrou em solo lunar. O anúncio foi feito esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro. Recorde-se que a missão tinha começado no dia 15 (sábado) do mesmo mês.
O resultado final foi de sucesso, mas também houve percalços. De acordo com a Euronews, chegaram a "soar os alarmes" devido ao fraco sinal, em termos de comunicação. Ainda assim, apesar destas irregularidades de comunicação, a nave pousou com sucesso, verticalmente, na superfície da Lua.
Para já, tudo o que sabemos é que se atingiu a Lua. Não são conhecidos grandes detalhes sobre o local específico da aterragem, sendo que o objetivo principal, estabelecido para a missão, seria aterrar perto do pólo sul lunar.
Esta aterragem histórica está repleta de primeiras vezes. Para já, como referido anteriormente, foi a primeira vez, desde há mais de 50 anos, com as missões Apollo da NASA, que uma nave norte-americana pisou a Lua. Para além disso, estamos na presença da história, no sentido em que a Intuitive Machines foi a primeira empresa privada norte-americana a conseguir tal feito.
O Odysseus carrega uma escultura de 125 miniaturas da Lua
A Astrobotic Technology já havia tentado completar semelhante façanha, no entanto acabou por não conseguir completar a missão. Apesar disso, a empresa não se conteve nos elogios à Intuitive Machines, através do X. A mesma destacou o "feito incrível", referindo a esperança que tem de, em breve, também conseguir lá chegar.
Quanto à estadia do Odysseus na Lua, será de prever que, tal como refere o The Verge, este opere durante cerca de 14 dias terrestres. Dentro da nave, como a 4gnews chegou a noticiar, encontra-se presente uma obra de arte de Jeff Koons, que contém cerca de 125 esculturas em miniatura da Lua. Para além disso, o Odysseus carrega um sistema da câmara CubeSat "EagleCam", que foi construído por alunos da Embry-Riddle Aeronautical University, no estado da Flórida.
Recorde-se que o lançamento de Odysseus foi impulsionado por um SpaceX Falcon 9.