Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Já conseguiram colocar o mapa do GTA6 no GTA5 e isso deu problemas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

O panorama das modificações (mods) para a série Grand Theft Auto continua a dar que falar. O caso mais recente envolve o "Project Vice", um mod para GTA 5 que se propunha a recriar uma versão do mapa de GTA 6. O seu criador, o YouTuber conhecido como Dark Space, optou por retirar os links de download mais recentes do projeto.

Esta decisão surge na sequência de uma reivindicação de direitos de autor por parte da Take-Two Interactive, a empresa-mãe da Rockstar Games. A reivindicação visava um vídeo no YouTube onde Dark Space demonstrava o seu trabalho no mod, como refere o EuroGamer.

Dark Space começou a desenvolver o mod no ano passado, partilhando imagens do progresso em janeiro e lançando a que parecia ser a versão 1.0 no início deste mês. Foram precisamente os links para download partilhados nesse lançamento que agora foram removidos.

"A Take Two Interactive reivindicou direitos de autor e removeu o meu vídeo sobre o mapa de GTA 6 que fiz em GTA 5", comunicou Dark Space no Twitter a 23 de março, referindo-se ao seu vídeo intitulado 'I finally made a playable GTA 6 map in FiveM and single player'. Acrescentou ainda: "Eu esperava que algo assim pudesse acontecer. Estou surpreendido por não se terem dado ao trabalho de me enviar um email. Teria removido [o vídeo] se me tivessem pedido.", esclarece.

Take Two interactive has copyright claimed and removed my video on the GTA 6 map I made in GTA 5. I expected something like this could happen. I am surprised they didn't bother emailing me. I would have taken it down if asked.

— Dark Space (@Dark_SpaceYT) 23 de março de 2025

Num anúncio na plataforma Discord, reforçou a ideia: "A Take Two Interactive não me contactou, mas sim, aplicou um 'copyright strike' que derrubou o meu vídeo no YouTube."

Num vídeo posterior no YouTube, com o título 'Take-Two Took Down My Video/Map Project', Dark Space adicionou: "Removi também os links de download para o meu mod. Embora [a Take-Two] não me tenha pedido para o fazer, penso que é mais inteligente antecipar-me a eles, em vez de esperar pelo email deles que nunca chegará."

Os links removidos parecem ser os que anteriormente se encontravam num canal chamado "project-vice" no servidor Discord do criador. Atualmente, esse canal aparenta estar arquivado ou oculto. Contudo, ainda é possível encontrar links para download do mod através do Google Drive na descrição de um vídeo publicado por Dark Space em dezembro de 2024, intitulado 'We put Leonida In GTA 5'. Não está claro se estes links correspondem a versões mais antigas do Project Vice.

gta

Outros interessados poderão pegar no projeto

Questionado no Discord sobre a continuidade do projeto, Dark Space respondeu: "Provavelmente vou cancelá-lo da minha parte, mas não impedirei outros de o pegar e continuar com ele."

É de notar que, em janeiro, o YouTuber confessou ao IGN que estava "sempre preocupado" com a possibilidade de uma ação da Take-Two contra o seu mod. No entanto, sugeriu também que via o seu trabalho como diferente de outros mods de GTA contra os quais a empresa já tinha agido. Um desses casos foi o projeto "Liberty City Preservation", que recriava o mapa de GTA 4 em GTA 5 e recebeu um pedido "amigável" para ser retirado no início deste ano.

Se queres ver opções de ofertas de primavera da Amazon Espanha, é só aceder ao nosso artigo, onde damos sugestões de smartphones, tablets, auriculares e muito mais.

🔥Acompanha os Descontos no site, no WhatsApp e Telegram! Todos os dias a equipa 4gnews procura as melhores promoções, fica atento:

🔔 Ativa as notificações nos canais para não perderes nenhuma grande oportunidade!

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.