Já conheces este recurso de privacidade que o Android 15 poderá ter?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, o Android 15 poderá ter um recurso especial de privacidade. Espera-se que este se vá chamar “Private Space”. Nesse perfil separado, poderás colocar todas as aplicações que consideres privadas.

Como refere a Android Authority, a Google ainda não anunciou todos os recursos do Android 15. Contudo, há um especialista em Android que deu conta do trabalho contínuo da Google neste recurso. Tal foi possível através de pesquisas de código no Android 14 QPR3 Beta 2.1.

Com base nas indicações de Mishaal Rahman, os utilizadores poderão ter de criar uma nova conta Google para espaço privado durante o fluxo de configuração.

Se isso não acontecer, a mesma fonte de informação refere que há o risco de alguns dados serem vazados. Entre estes dados, Rahman refere-se a “fotos, arquivos, e-mails, contactos, eventos de calendário e outros dados sincronizados”.

O Private Space não poderá ser passado para um telemóvel diferente

Android Cadeado
Imagem Ilustrativa

Para além disso, a Android Authority salienta que os utilizadores não podem passar o “Private Space” para um dispositivo diferente. A alternativa é fazer uma nova configuração no mesmo telemóvel.

A confirmar-se esta funcionalidade, é expectável que possas usar um novo PIN ou senha para aceder ao “Private Space”. Ainda assim, também deverás poder usar autenticação biométrica.

Após ter a configuração completa, a forma de aceder ao “Private Space” é relativamente simples. De acordo com a mesma fonte, o processo é: Configurações > Segurança e privacidade > Espaço Privado .

Em relação a este recurso, existem algumas opções de segurança adicionais. Entre estas: bloquear o “Private Space” ao fim de algum tempo e aparecer notificações confidenciais na tela de bloqueio, sempre que o recurso é desbloqueado.

A partir daquilo que se sabe atualmente, pressupõe-se que o “Private Space” vá ser semelhante à Pasta Segura da Samsung. Desta forma, podes manter algumas apps confidenciais e ao alcance de mais ninguém sem seres tu.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.