Já chegou a primeira versão do Android 13

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em dezembro tivemos o primeiro vislumbre do novo sistema operativo da Google, mas agora eis que chega a primeira versão beta do novíssimo Android 13.

Para já, apenas os utilizadores da série de smartphones Pixel da Google têm acesso ao novo Tiramisú (nome de código) que, nesta primeira fase, ainda proporciona uma experiência instável e incompleta, mas que nos dá já uma ideia do que aí vem.

Versão beta do Android 13 agora lançada destina-se a programadores

A Google acaba de lançar uma versão beta do seu próximo sistema operativo Android 13, também conhecido pelo nome de código Tiramisú. Para já, trata-se de uma versão instável e incompleta, mas com a qual é possível perceber os planos que a gigante de pesquisa tem para o referido sistema operativo.

Esta versão está, aliás, destinada aos programadores para que estes possam começar a desenvolver aplicações para o novo sistema operativo. Mas, por aquilo que podemos ver agora, a Google pretende expandir ainda mais o recurso Material You já presente no Android 12.

Conseguimos perceber que a empresa pretende expandir a palete de cores adaptáveis, sendo que as propostas vão ser baseadas no plano de fundo selecionado pelo utilizador. Mais: estas cores não vão estar apenas presentes nas aplicações do sistemas, uma vez que vão abranger também as aplicações de terceiros, para criar uma experiência visual mais uniforme. De salientar que aqui serão também incluídas animações e efeitos otimizados.

Android 13 com seletor inédito de fotos e vídeos

Outra das novidades que podemos conhecer é um seletor inédito de fotos e vídeos que permite partilhar o acesso somente a conteúdo específico e não a todos os conteúdos presentes na galeria multimédia. Para ativar este recurso, os programadores vão ter de recorrer à API Photo Picker.

Nearby_WiFi_Devices é também uma nova funcionalidade que fornece ao dispositivo uma lista dos equipamentos que estão nas proximidades, mas sem a necessidade de partilhar as localizações dos terminais.

Por outro lado, este sistema operativo permite também definir um idioma diferente do utilizado como padrão para cada uma das aplicações instaladas no terminal móvel. Com esta nova versão é também possível o utilizador usufruir de um maior fluxo de atualizações através do Google Play.

De resto, a Google também avançou que em abril vai lançar uma versão beta mais estável que será já mais direcionada para os utilizadores testarem. Recordemos que a versão lançada agora é destinada sobretudo a programadores.

Nesse sentido, espera-se que a versão definitiva do novo Android 13 seja apresentada entre junho e julho deste ano. E pelo que vemos agora, promete...

Editores 4gnews recomendam:

  • One UI 4.1 permite aumentar ainda mais a RAM do teu Samsung Galaxy
  • Samsung: novo processador Exynos 2200 é apenas 5% mais rápido que o seu antecessor 2100
  • Google Assistant ficará ainda melhor no teu relógio com Wear OS
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt