Alguma vez viste um iPhone ou outro smartphone sem câmaras? Provavelmente não - eu inclusive -, mas a verdade é que tais produtos existem e há uma razão válida para que isso aconteça.
O tema foi levantado no Reddit com o aparecimento de imagens de exemplares do iPhone sem nenhuma câmara. Além de documentar o facto em imagens, é possível perceber por que razão existem estes produtos e quem é o seu público alvo.
Uma das imagens foi partilhada por um utilizador cujo iPhone sem câmara pertencia a um amigo seu. E a remoção da câmara deste modelo deu-se porque esse indivíduo trabalha numa usina nuclear, local onde as câmaras são proibidas.
iPhone´s sem câmaras são usados em locais de alta segurança ou por entidades governamentais
Conforme lemos mais comentários a este tipo de publicações, melhor percebemos que o fenómeno do iPhone sem câmara pode ser mais frequente que imaginaríamos. Estes são avistamentos frequentes em entidades governamentais ou em locais em que a segurança é a prioridade.
Há outra patilha no Reddit de um exemplar de outro iPhone sem câmara. Este foi avistado numa loja no Dubai e nos comentários é possível perceber que o mesmo pertenceu a um militar.
De onde vêm os iPhone´s sem câmaras?
Importa clarificar que a Apple não vende nenhum iPhone sem o seu sistema de câmaras. Este tipo de modificação é feita por terceiros a pedido dos seus clientes.
Temos, por exemplo, a empresa NonCam que se dedica à remoção das câmaras dos iPhone. Ao visitar o seu site oficial percebemos que ela vende kits para remoção de câmaras do iPhone SE, iPhone 8 e iPhone 7.
Cada kit destes tem um preço de 250 dólares. Contudo, a empresa também vende exemplares de iPhone´s já sem as respetivas câmaras por valores acima dos 1000 dólares.
Este tipo de intervenção remove não só o hardware da câmara, mas também o software associado. Isto para garantir que não há mesmo forma de usar a câmara destes produtos.
Há ainda outra loja, na Singapura, que se dedica a este tipo de modificações. Esta chama-se Mister Mobile e os custos desta intervenção são bem mais acessíveis: o equivalente a 28 dólares.
Esta loja não se dedica apenas a remover câmaras do iPhone. Ela informa que também faz intervenções semelhantes em smartphones das marcas Samsung, Sony, Google e OnePlus.
Importa ainda notar que estas intervenções não são definitivas. Ou seja, é possível reverter a intervenção, o que significa que se os utilizadores deixarem aqueles empregos podem voltar a ter o seu iPhone na sua plenitude de funções.