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iPhone pode perder uma das suas melhores funções de privacidade na Europa

A Apple está a ser pressionada para desativar uma opção no iPhone que dá aos seus utilizadores mais poderes sobre a sua privacidade.

iPhone

Foi com o iOS 14 que a Apple introduziu um dos seus maiores esforços para melhorar a privacidade dos utilizadores do iPhone. Falo da função App Tracking Transparency (ATT) que te permite definir quais aplicações podem recolher os teus dados para anúncios direcionados.

Apesar da popularidade desta funcionalidade, os utilizadores na Europa poderão ficar sem ela. Tal como a Apple disse à publicação DPA International (via MacRumors), ela está a ser pressionada por alguns países europeus para desligar o ATT.

Vários países europeus querem que a Apple desligue opção que garante a privacidade dos utilizadores

A Apple revelou que a Alemanha, Itália e outros europeus querem forçá-la a desligar a função App Tracking Transparency. Uma pressão contra a qual a empresa se opõe veementemente.

De acordo com as declarações da tecnológica, esta pressão vem de interesses da indústria da publicidade e órgãos reguladores. "Os intensos esforços de lobby na Alemanha, Itália e outros países da Europa podem forçar-nos a retirar esta funcionalidade em detrimento dos consumidores europeus".

Como é óbvio, a Apple não está contente com isto e irá lutar até ao fim para a App Tracking Transparency continue disponível na Europa. A empresa trabalhará em conjunto com as autoridades europeias para garantir que esta função não desapareça deste mercado.

Afinal, o que faz a App Tracking Transparency?

A App Tracking Transparency é uma opção que a Apple lançou em 2020 para dar aos utilizadores poderes para controlar as aplicações que os seguem online. Aí, podes definir quem pode recolher esses dados ou até barrá-las a todos.

Sem grande surpresa, grandes empresas ligados ao ramo da publicidade online, como a Meta, foram das primeiras a criticar esta opção da Apple. A responsável pelo Facebook alegou que tal medida iria prejudicar os pequenos negócios que necessitam da publicidade para sobreviver.

Curiosamente, a Alemanha foi um dos países que iniciou uma investigação à Apple por este motivo. Ela acreditava que a empresa americana estaria a abusar do seu estatuto no mercado, oferecendo a si mesma um estatuto preferencial.

Por isso, não admira que este país tente, uma vez mais, prejudicar a Apple nesta matéria. Por enquanto, ainda nenhuma decisão foi tomada, mas caso a Apple não vença esta disputa, todos ficaremos a perder.

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Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.