Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

iPhone pode perder ainda mais força neste mercado crucial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple tem vindo a perder força no mercado chinês, com as vendas do iPhone 16 a refletirem a queda na popularidade da marca naquele país.

As razões para isso acontecer são várias e a crescente tensão nas relações comerciais entre a China e EUA podem dar muitas dores de cabeça a Tim Cook.

Porquê que os utilizadores chineses não estão a adotar o iPhone 16?

iPhone 16
Tim Cook tem feito várias deslocações à China para tentar aumentar a popularidade do iPhone 16 Crédito@Apple

A Apple tem vindo a perder popularidade entre os utilizadores da China e existem algumas razões para isso acontecer. Em primeiro lugar, os utilizadores chineses estão a optar por comprar smartphones de marcas nacionais – Xiaomi, Huawei, Vivo, entre outras.

O governo chinês, por sua vez, tem vindo também a incentivar não só os consumidores a optarem por tecnologia nacional, como tem fornecido apoios às empresas tecnológicas chinesas.

Mas um ponto crucial para o iPhone 16 não ter sido tão popular quanto esperado na China está nos recursos Apple Intelligence. As funcionalidades não estão ainda disponíveis naquele país.

A Apple continua a desenvolver vários esforços para disponibilizar os novos recursos na China. Inclusive está preparada para fazer uma parceria com a DeepSeek para ter Inteligência Artificial sua disponível num mercado que é crucial.

Relações comerciais entre China e EUA com Apple no meio

Por outro lado, a crescente tensão nas relações comerciais entre a China e os EUA devido às novas taxas impostas pelos dois países, apanhou literalmente a Apple no meio.

Tudo porque 85% da produção do iPhone é feita em território chinês. Tal qualifica o smartphone para a nova taxa de Donald Trump.

Se Tim Cook não conseguir convencer o presidente norte-americano a isentar a Apple destas novas taxas, os consumidores chineses vão afastar-se ainda mais e afetar mais profundamente a receita da Apple.

A China é um dos maiores mercados do mundo na área de smartphones e perder força junto destes consumidores é algo que afeta significativamente o lucro de uma empresa.

Tim Cook já conseguiu que a Apple estivesse isenta de taxas no primeiro mandato de Donald Trump. Pode ser que consiga novamente a benesse para reconquistar um mercado que é crucial para qualquer marca.

Taxas à parte, a plataforma Amazon Espanha tem disponíveis vários modelos de iPhone, novos e recondicionados, e alguns estão agora com um preço mais acessível.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt