
O novo iPhone Air foi uma das estrelas do evento "Awe Dropping" da Apple, e impressionou tudo e todos com o seu design fino com apenas 5,64 mm de espessura. Mas, como se costuma dizer, não há bela sem senão. Para conseguir esta espessura, a Apple teve de fazer alguns sacrifícios, e um deles é uma funcionalidade que dás como garantida desde 2016. O som estéreo.
Adeus ao som estéreo: um regresso ao passado
O iPhone Air não tem altifalantes estéreo. Ao contrário de todos os iPhones lançados desde o iPhone 7, este novo modelo conta apenas com o altifalante da própria cápsula auricular para reproduzir som. Desaparece assim o segundo altifalante na parte inferior do dispositivo, que ajudava a criar a experiência de som imersiva a que te habituaste a ver vídeos ou a jogar.
A descoberta deste facto pode ser feita por qualquer um no site da Apple. Na zona das especificações técnicas, a empresa de Cupertino tem um diagrama com "Botões e conetores externos". Aí conseguimos ver que o equipamento tem apenas um altifalante integrado no topo e na parte inferior apenas tem microfones.

A grande questão agora é saber se a Apple conseguiu fazer alguma magia de software para que este altifalante único consiga disfarçar a perda. Para isso, teremos de esperar pelas primeiras análises ao equipamento para perceber se o som se compara com o dos modelos iPhone 17 e iPhone 17 Pro. Mas não há milagres, como se costuma dizer. É física.
Outro corte: 5G mais lento em algumas zonas
Mas os cortes não se ficam pelo som. Se vives ou viajas para zonas com cobertura 5G de ondas milimétricas (mmWave), a mais rápida de todas, o iPhone Air também não é para ti. O modelo mais fino da nova gama não suporta esta tecnologia 5G, ficando-se pelas bandas sub-6GHz, que são mais comuns, mas menos velozes.
Para compensar estas ausências, a Apple equipou o iPhone Air com o seu novo chip de rede sem fios, o Apple N1. Este novo componente traz algumas das mais recentes tecnologias de conectividade:
- Wi-Fi 7: é a mais recente norma de Wi-Fi (802.11be), que promete mais velocidade e menos latência;
- Bluetooth 6: é uma evolução notável face ao Bluetooth 5.3 dos modelos iPhone 16;
- Tecnologia Thread: para uma melhor e mais estável ligação com os teus acessórios de casa inteligente.
Confere todos os detalhes do iPhone Air e dos outros lançamentos mobile da Apple. O iPhone Air começa nos 1249 € em Portugal.
- iPhone Air: o iPhone mais fino e mais resistente de sempre já é oficial
- iPhone 17 é oficial: novo design, câmaras de 48 MP e chip A19 marcam a geração
- iPhone 17 Pro chega com construção reforçada, zoom ótico de 8x e chip A19 Pro 40% mais potente