iPhone 8: novo concept mostra-nos toda a elegância do smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Em setembro próximo deveremos assistir a uma verdadeira revolução nos smartphones da Apple. Todos os rumores levam-nos a crer que seja apresentado o novo iPhone 8, uma edição comemorativa dos dez anos de iPhone e que deverá ser vitima de uma enorme revolução estética.

Vê também: iPhone 8: tela OLED 5.2 polegadas e bordas curvas é possibilidade

São várias as novas características avançadas para o futuro iPhone 8. Veremos, finalmente, um iPhone construído em vidro; a migração para ecrãs OLED, com laterais curvas e margens bem reduzidas; a remoção do botão home físico frontal, entre outras.

O mais recente concept divulgado pela PhoneArena dá-nos uma ideia de como poderá ser, esteticamente, o futuro iPhone 8. Todos os rumores parecem indicar que o novo smartphone da Apple irá deixar de parte o seu habitual botão home físico e assim apresentar um ecrã que cobrirá praticamente toda a parte frontal do equipamento.

A LG já fez algo bem semelhante com o seu LG G6. O futuro Samsung Galaxy S8 deverá seguir as mesmas pisadas e a Apple deverá criar um ecrã com um rácio muito idêntico aos últimos dois.

Ainda hoje falamos na possibilidade deste novo equipamento ser apresentado com um ecrã de 5.2 polegadas. Porém, este novo concept debruça-se sob um ecrã de 5.8 polegadas, mas com uma área utilizável de 5.1 polegadas. O remanescente deste ecrã parece estar destinado a uma nova área de funções, onde deverá ficar alojado o novo botão home virtual.

Este deverá manter as mesmas dimensões do habitual botão físico e que fará, ainda, uso da tecnologia 3D Touch. A inclusão desta tecnologia leva-nos a crer que possam ser atribuídas novas funções a este botão virtual.

iPhone 8 pode receber uma remodelação da Touch Bar

Fazendo companhia a este novo botão home deverá estar algo muito idêntico à Touch Bar que a Apple apresentou nos seus novos MacBook Pro. Esta pequena porção do ecrã deverá conter vários atalhos para outras funções e que irão modificar-se consoante a aplicação que estiveres a usar num determinado momento.

A título de exemplo, quando estiveres a escrever uma mensagem, serás contemplado com um vasto leque de emojis. Quando estiveres a editar alguma imagem, ser-te-á mostrado, nessa mesma área, várias opções de edição para a mesma. Mas tal como acontece com a Touch Bar dos MacBook Pro, esta área de funções poderá ser aberta aos desenvolvedores, afim de estes criarem os seus atalhos para as suas aplicações.

Já quando estiveres a ver algum vídeo, a área de funções irá "desaparecer" para que possas tirar proveito de toda a dimensão do ecrã para a visualização do mesmo. Já se estiveres a ver algum vídeo em modo retrato, a área de funções irá mostrar-te miniaturas do vídeo em questão, para que possas avançar ou recuar no mesmo a teu bel prazer.

Tudo isto não passa de um mero conceito do que poderá a Apple desenvolver para o seu novo iPhone 8. Os rumores que vão surgindo têm nos falado em todas estas novas funcionalidades, mas o produto final poderá ser totalmente diferente do que aqui te falo. Em todo o caso, não custa nada sonhar e caso o novo iPhone 8 seja efetivamente assim, a Apple irá, uma vez mais, revolucionar o mundo dos smartphones.

Outros assuntos relevantes:

iPhone 6 (2017): versão de 32GB na Europa já na próxima semana!

Samsung confirma o nome “Bixby”, Inteligência Artificial pode chegar à gama “A” e “J”

A BQ está a amadurecer e esta é a aposta da lagarta que se transformou em borboleta

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.