Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

iPhone 18 Pro podem ser os primeiros no mundo com um novo tipo de ecrã

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple utiliza atualmente dois tipos de tecnologia nos ecrãs dos seus smartphones. Os iPhone 16 contam com uma tecnologia LTPS com taxa de atualização de 60 Hz, ao passo que os iPhone 16 Pro utilizam ecrãs LTPO com taxa de atualização de até 120 Hz.

No próximo ano isso poderá mudar com todos os modelos a usar a última tecnologia, porém, no ano seguinte voltará a haver diferenças entre as duas gamas. Segundo um novo rumor, a Apple prepara um tipo de ecrã inédito para os iPhone 18 Pro.

Apple prepara-se para lançar ecrãs LTPO+ nos iPhone 18 Pro

Segundo avança Jukanlosreve, citando a agência de análise independente Omdia, a Apple prepara-se para lançar ecrãs LTPO+. Esta, ao que tudo indica, deverá ficar pronta daqui a dois anos, o que significa que farão parte dos iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max.

Exclusive: Apple is reportedly planning to use upgraded LTPO+ panels for the iPhone 18 Pro series, replacing the current LTPO panels.LTPO+ is a display technology that has not yet been introduced to the market. It is expected to enhance speed and power efficiency compared to…

— Jukanlosreve (@Jukanlosreve) 20 de novembro de 2024

Isto significa que, em 2026, poderemos voltar a ver dois tipos de ecrãs nos iPhone como forma de incentivo à compra dos modelos mais caros. Uma estratégia bem conhecida da Apple e que poucos esperariam que fosse interrompida por muito tempo.

Por enquanto, não são conhecidos detalhes sobre as vantagens que os ecrãs LTPO+ poderão trazer ao mercado. Ainda assim, especula-se que uma das principais será a melhoria na eficiência energética dos equipamentos em causa.

Conforme acontece atualmente, este novo tipo de ecrã deverá ser produzido pela Samsung ou LG. As duas empresas sul-coreanas são as fornecedoras de ecrãs para os iPhone e isso deverá manter-se mesmo com a introdução dos ecrãs LTPO+.

Ainda assim, a Apple terá de convencer as suas parceiras a adotar este novo tipo de ecrã. Para isso, será necessário um novo processo de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como novas linhas de produção. Passos que certamente não serão baratos.

Recordo que a Samsung mostrou alguma relutância antes de aceitar ficar com a produção dos ecrãs OLED para o novo iPad Pro. As dúvidas estavam acima de tudo na rentabilidade do projeto, aceitando-o apenas mediante uma grande encomenda.

Por isso, a Apple terá ainda a árdua tarefa de convencer a Samsung e LG a embarcar neste projeto. Caso não seja bem sucedida, é possível que os iPhone 18 Pro cheguem com o tradicional ecrã LTPO, o que significa que ainda nada está garantido.

Enquanto não chega o iPhone 18 Pro, tens já o iPhone 16 Pro à venda com um excelente ecrã LTPO. Aproveita agora a ocasião para o comprar por 1218 €.

Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.