Face ID pode ficar embutido no ecrã
Depois de sabermos que o iPhone Air 2 vai apresentar uma atualização significativa face ao modelo anterior, é altura de virarmos atenções para as versões Pro do iPhone 18 que podem também chegar com diferenças substanciais face aos seus antecessores.
Avança o site The Information (via MacRumors) que o iPhone 18 Pro e 18 Pro Max podem chegar com o Face ID embutido no ecrã. E esta é a segunda vez que ouvimos este rumor. Se muitos o dizem, mais probabilidades há para acontecer efetivamente.
Mais: a câmara frontal deverá ser reposicionada e passar a estar localizada no canto superior esquerdo do ecrã. Estas alterações vão ter um impacto substancial na Dynamic Island. Tudo porque há uma forte possibilidade de o recurso desaparecer para dar lugar a um ecrã sem recortes, algo com que a Apple há muito tempo sonha.
Pode colocar-se também a hipótese de o recurso Dynamic Island adotar outro formato (diferente do atual de pílula) e continuar a fazer parte dos smartphones Apple. Até porque, os rumores avançam que os modelos Pro do iPhone 18 vão ter um design semelhante aos seus antecessores da série iPhone 17.
Câmara com abertura variável
Mas pode estar a caminho mais uma alteração significativa. Os rumores avançam também que a câmara principal de 48 megapixéis do iPhone 18 Pro e do 18 Pro Max pode ter uma abertura variável.
Na prática para o utilizador, tal significa que pode ser o próprio a ajustar a quantidade de luz que passa pela lente para chegar ao sensor. E a quantidade de luz pode melhorar os resultados obtidos, especialmente em fotos captadas em fracas condições de luminosidade.
Recorde-se que, atualmente, tanto o iPhone 17 Pro como o iPhone 17 Pro Max contam com uma abertura fixa de f/1.78 com a lente totalmente aberta. Por outras palavras, tudo está definido, não sendo permitidos ajustes.
É esperado que os modelos iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max sejam lançados no final do verão de 2026, como habitualmente. No entanto, o modelo base iPhone 18 pode só chegar no primeiro semestre de 2027.
