Os rumores sobre o Galaxy S26 Ultra têm divido os fãs, com muitos a queixarem-se de falta de inovação da parte da Samsung. Uma crítica que a Apple quererá evitar para o seu próximo topo de gama, em especial no que concerne à sua câmara.
Nesse sentido, a norte-americana prepara-se para incluir nos iPhone 18 Pro e Pro Max um atributo que não veremos no Galaxy S26 Ultra. Em causa, a inclusão de um sensor com abertura variável.
iPhone 18 Pro pode trazer para a ribalta os sensores com abertura variável
Notícias veiculadas pela publicação ET News dão conta que a Apple decidiu dotar os seus próximos topos de gama com uma câmara de abertura variável. Uma decisão que já terá sido comunicada aos seus parceiros de produção.
Este é um atributo que poderá dar ao iPhone 18 Pro e Pro Max uma ligeira vantagem face ao Galaxy S26 Ultra. Até agora, nenhum rumor sugere que a Samsung volte a este tipo de câmara.
Sim, a Samsung foi uma das primeiras a incluir uma câmara com abertura variável nos seus topos de gama. Fê-lo com os Galaxy S9 e Galaxy S10, mas acabaria por desistir da tecnologia devido aos elevados custos de produção.
No entanto, essa desvantagem não parece demover a Apple de incorporar esta tecnologia nos iPhone 18 Pro. E se a norte-americana o fizer com sucesso, é possível que a abertura variável seja levada mais a sério pelo mercado.
Quais as vantagens de uma câmara com abertura variável
Esta tecnologia permite que um sensor fotográfico tenha, pelo menos, duas aberturas disponíveis. Esse parâmetro poderá ser definido pelo utilizador ao tirar uma fotografia, para que a mesma cumpra melhor com aquilo que ele pretende.
Ao ajustar a abertura do sensor, o utilizador está a alterar a quantidade de luz que o mesmo recebe. Uma abertura maior é mais benéfica em cenários de pouca luz, ao passo que uma abertura menor pode ser mais vantajosa durante o dia para obter uma maior profundidade de campo.
Ao trazer opções para o iPhone 18 Pro, a Apple permitirá que os seus utilizadores sejam mais criativos nas suas fotografias. E isso poderá ser o impulso que ela necessita para se superiorizar aos seus maiores rivais.