O iPhone 18 Pro só deve ser lançado em setembro deste ano, mas os rumores já apontam para a utilização de uma câmara com abertura variável. E mesmo que isto ainda não oficial, o simples facto de se falar nisso foi suficiente para a Samsung fazer o mesmo.
Sabe-se agora que os próximos topos de gama da sul-coreana também deverão chegar com uma câmara com abertura variável. Isso já não acontecerá nos Galaxy S26, portanto, deverá ser uma das novidades para os Galaxy S27.
Samsung vai ressuscitar uma funcionalidade que a própria teve há alguns anos
Os mais acérrimos seguidos do mundo tecnológico saberão que isto não é novidade para a Samsung. Aliás, a sul-coreana foi uma das primeiras a introduzir a abertura variável nos seus smartphones com o lançamento do Galaxy S9 e do Galaxy S10.
Agora, de acordo com um relatório da ET News, a estratégia da Apple para os iPhone 18 Pro está a forçar a Samsung a ressuscitar essa funcionalidade. Para tal, ela já terá encomendado componentes necessários para implementar essa tecnologia nos seus smartphones.
Se tivermos de adivinhar, diríamos que a câmara com abertura variável será uma das principais novidades do Galaxy S27 Ultra. Como é óbvio, ainda é muito cedo para termos certezas, por isso, temos de aguardar por mais novidades sobre o tema.
As vantagens de ter uma câmara com abertura variável
Isto ó tudo muito interessante, mas de que modo irá mudar a vida dos utilizadores? Um smartphone com uma câmara com abertura variável significa que o utilizador poderá mudar fisicamente a quantidade de luz que entra no sensor da câmara.
Quanto maior foi a abertura do sensor da câmara, maior será a quantidade de luz que recebe. Consequentemente, isto permitirá que a câmara tenha um desempenho superior na fotografia noturna, sendo capaz de registar mais detalhe.
A julgar pelo que a Samsung já fez no passado, é possível que ela dê ao utilizador a possibilidade de escolha entre duas aberturas. Para mais detalhes técnicos, teremos de aguardar por mais fugas de informação sobre o tema.
