A Apple pode finalmente igualar o desempenho de memória em toda a próxima geração dos seus smartphones. Segundo um novo rumor divulgado pelo portal sul-coreano The Bell (via MacRumors), o iPhone 18 deverá chegar em 2026 com 12 GB de RAM em todos os modelos. Isto representaria um aumento de 50% face aos atuais iPhones básicos, que ainda contam com 8 GB.
De acordo com a publicação, a Samsung, tradicional fornecedora de módulos de memória para a Apple, terá recebido um pedido para aumentar a produção de chips RAM LPDDR5X destinados à nova linha. Estas memórias são exclusivamente produzidas com 12 e 16 GB de RAM.
A mudança poderá estar diretamente relacionada com a crescente integração da inteligência artificial da Apple, que exige cada vez mais capacidade de processamento e espaço de memória para funcionar de forma otimizada.
Como observa o TechRadar, embora os iPhones historicamente fiquem atrás dos modelos Android em quantidade de RAM — como o Galaxy S25, que conta com 12 GB — a Apple tende a compensar essa diferença com a eficiência dos seus chips proprietários e as otimizações de software do iOS.
Atualmente, o iPhone 17 Pro, o 17 Pro Max e o iPhone 17 Air contam com 12 GB, enquanto o iPhone 17 padrão continua equipado com o chip A19 e 8 GB de RAM.
Caso o rumor se confirme, o iPhone 18 marcará a primeira vez em que toda a série contará com a mesma configuração de memória. Esta mudança será especialmente útil para os recursos de inteligência artificial da Apple, que deverão exigir cada vez mais das capacidades de hardware dos smartphones.
Outros rumores sobre a próxima série de iPhones indicam que mais modelos poderão contar com construção em titânio — tornando-os mais resistentes — e uma traseira parcialmente translúcida nos modelos Pro, além de uma câmara de vapor em aço inoxidável.
