Um novo relatório publicado pelo The Wall Street Journal afirma que a Apple irá aumentar o preço dos iPhone 17. Citando fontes próximas da cadeia de abastecimento da empresa, esta subida de preços parece inevitável.
No entanto, a tecnológica norte-americana não quererá atribuir a culpa deste aumento às tarifas que Donald Trump decretou sobre as importações da China. Com efeito, a Apple irá culpar algumas das novidades do iPhone 17 por esta subida de preço.
Novo design e novas funcionalidades irão justificar o aumento do preço dos iPhone 17
As fontes do jornal norte-americano revelam que a Apple já terá negociado tudo o que é possível com os seus parceiros para conter os custos de produção dos iPhone 17. Mas para a empresa manter o seu lucro, o aumento do preço dos smartphones parece inevitável.

Como é óbvio, qualquer aumento de preço tem de ser justificado junto do mercado e é aqui que a Apple enfrenta um dilema. Isto porque a empresa não quer atribuir as culpas às tarifas de Donald Trump.
O The Wall Street Journal afirma que ainda não se sabe quais serão as desculpas usadas pela Apple. Contudo, não querendo trazer as tarifas para a discussão, a empresa poderá usar o trunfo da evolução dos iPhone 17.
Com efeito, o provável é que a Apple culpe o novo design ou as novas funcionalidades dos iPhone 17 pelo aumento do seu preço. Qualquer justificação servirá, menos as tarifas que assombram a economia global.
Em síntese, aquilo que este relatório nos diz é que os preços dos iPhone 17 irão aumentar. A incógnita reside apenas na justificação que a Apple irá usar para ter tomado essa decisão.
Apple quer produzir o iPhone fora da China
Devido aos contratempos que as tarifas de Trump geram sobre os produtos vindos da China, a Apple está mais empenhada que nunca em tirar de lá a produção dos seus smartphones. Enquanto a mudança para os EUA pode demorar anos, a Índia parece ser o destino preferido.
Segundo o mesmo relatório do The Wall Street Journal, o processo de transição foi acelerado, mas os iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max continuarão a ser produzidos na China. Isto porque a Índia não terá infraestruturas e conhecimento tecnológico suficiente para produzir em massa estes modelos.
Isto indicia que a Apple poderá separar a produção dos seus próximos smartphones. Os modelos base poderão mudar-se para a Índia, ao passo que os modelos Pro continuarão a ser produzidos na China.