Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

iPhone 17 vai desvalorizar mais que o Samsung Galaxy S26? Relatório diz que sim

Um novo relatório aponta para um ritmo de desvalorização do iPhone 17 mais rápido que o do Samsung Galaxy S26. Algo surpreendente tendo em conta as tendências dos últimos anos.

iPhone Samsung Galaxy

Quando falamos em ritmo de desvalorização de smartphones, o iPhone costuma ser aquele que menos desvaloriza. Contudo, um novo relatório da SellCell, especialista em revenda de equipamentos em segunda mão, aponta no sentido inverso.

De acordo com as suas previsões, o iPhone 17 deverá desvalorizar a um ritmo superior ao Samsung Galaxy S26. Uma previsão baseada nas tendências registadas no mercado ao longo dos últimos anos.

iPhone está a perder terreno para o Android na retenção do seu valor

Para sustentar as previsões para os dois próximos grandes equipamentos do mercado móvel, a SellCell cita dados registos nos últimos cinco anos. Por exemplo, esta entidade nota que, em 2020, o iPhone 12 desvalorizou apenas 25,2% nos primeiros nove meses.

Em contrapartida, o iPhone 15 desvalorizou 34,3% no mesmo período. O lançamento do iPhone 16 não contrariou essa tendência, tendo mesmo agravado-a ligeiramente, com uma desvalorização de 34,7% em nove meses.

Olhando agora para a Samsung, a SellCell nota que o Galaxy S22 desvalorizou 51,9% em apenas seis meses. No entanto, o Galaxy S24 desvalorizou 47,3% no mesmo período e o Galaxy S25 desvalorizou 46,6%.

Esta tendência de inversão não se observa apenas nos principais topos de gama da Samsung. Também os seus dobráveis e até o Google Pixel 9 registam um abrandamento no seu ritmo de desvalorização.

É verdade que o iPhone continua a desvalorizar menos que os seus rivais Android, mas agora a um ritmo mais acelerado. A julgar pela tendência atual, a SellCell prevê que, em meados de 2026, a percentagem de desvalorização do iPhone 17 e do Galaxy S26 seja semelhante.

Se nada mudar, o iPhone pode mesmo superar o ritmo de desvalorização dos Galaxy S até 2028. Caso isso aconteça, será a primeira vez que os topos de gama da Samsung serão mais valorizados que os da Apple.

O que motiva a aceleração da desvalorização do iPhone?

O grande responsável pelo aumento na desvalorização do iPhone é a sua fraca presença no universo da Inteligência Artificial. A falta de um leque sólido de funcionalidades baseadas em IA está a diminuir o apelo destes equipamentos para os consumidores.

A Samsung e a Google, por outro lado, continuam a apostar forte neste departamento e isso motiva os consumidores a optar pelos seus produtos. Isso significa que a pressão está agora do lado da Apple para reconquistar a preferência dos utilizadores.

Importa ainda dizer que esta é uma previsão baseada nas tendências atuais do mercado. A SellCell não descarta uma inversão desta curva caso o iPhone 17 consiga ser mais apelativo para os consumidores, seja pela sua nova câmara ou por outro trunfo que a Apple possa estar a reservar.

Apple iPhone 16 de 128 GB: Smartphone 5G com controlo de câmara, chip A18 e autonomia.
Apple iPhone 16 128 GB, chip A18 e autonomia.
812,21 €Amazon ES
974,85 €-17%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.