
Numa altura em que as fugas de informação sobre a futura família iPhone 17 estão ao rubro, eis que surge o inevitável clone. Foram partilhadas na rede social X pelo conhecido crítico de tecnologia Sonny Dickson, aquelas que parecem ser as primeiras imagens de uma imitação do iPhone 17 Pro a ser usada "no mundo real", semanas antes do lançamento oficial do aparelho da Apple.
O que torna esta fuga de informação tão interessante é a precisão com que a traseira deste clone foi construída. O telemóvel exibe a tão falada nova barra de câmara horizontal, que se estende por toda a largura do dispositivo, abandonando o módulo quadrado das gerações anteriores.

Estas imagens correspondem, pelo menos na traseira, na perfeição ao layout que os rumores apontam para o verdadeiro iPhone 17 Pro. Ou seja, as três lentes da câmara à esquerda, e o flash, o sensor LiDAR e o microfone alinhados na vertical, à direita. Sem uma comparação lado a lado, seria muito difícil distinguir esta traseira daquela que esperamos ver no modelo oficial.
Ecrã confirma que se trata de um iPhone falso
Mas é quando olhamos para a frente que a farsa é revelada. O clone denuncia-se imediatamente pelas suas margens assimétricas e, principalmente, por um "queixo" (a margem inferior) bastante largo. Características que nunca veríamos num iPhone lançado em 2025. Além disso, tudo indica que o ecrã é um painel LCD em vez de AMOLED. O software, claro, é uma versão do Android disfarçada para se parecer com o iOS 18, e não com o futuro iOS 26.
Recordamos que o verdadeiro iPhone 17 Pro, que deverá ser apresentado em setembro, promete ser uma das maiores evoluções dos últimos anos, com um novo e potente processador A19 Pro, um upgrade na câmara de selfie para 24MP, e uma teleobjetiva que poderá saltar para os 48MP.