iPhone 17 e iPhone 17 Plus terão finalmente ecrãs ProMotion

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A designação ProMotion foi a escolhida pela Apple para designar os ecrãs com taxa de atualização de 120 Hz nos seus equipamentos. Após vários anos de espera, tudo indica que esta tecnologia irá finalmente ser implementada nos iPhone 17 e iPhone 17 Plus.

Um novo relatório da The Elec levanta agora a possibilidade de estes equipamentos contarem com uma tecnologia que tem sido exclusiva dos modelos Pro. Mas tudo isto estará ainda dependente dos painéis produzidos pela BOE.

Apple planeia trazer ecrãs LTPO OLED para os iPhone 17 e iPhone 17 Plus

A fonte em causa cita fontes próximas da cadeia de fornecimento da Apple. Segundo estas, está nos planos da tecnológica norte-americana trazer ecrãs com tecnologia LTPO OLED para os modelos base dos seus smartphones.

iPhone 17

Ecrãs OLED com tecnologia LTPO são os que a Apple usa nos modelos Pro dos seus smartphones. Em síntese, estes permitem o uso de uma taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz.

Ao que tudo indica, a empresa chinesa BOE é quem está a colaborar com a Apple nesta tarefa. A primeira terá enviado amostras destes ecrãs para a Apple no ano passado e espera agora que a gigante tecnológica os aprove.

Dado esse cenário, não se espera que esses ecrãs LTPO OLED estejam prontos para o lançamento dos iPhone 16 ainda este ano. Ademais, ao que tudo indica, a BOE ainda enfrenta alguns problemas para corresponder aos padrões de qualidade exigidos pela Apple.

Perante isto, o provável é que esses ecrãs só cheguem ao mercado em 2025, portanto, com o lançamento dos iPhone 17 e iPhone 17 Plus. Caso se concretize, irá finalmente colmatar uma das principais desvantagens apontadas aos modelos base dos smartphones da Apple.

A introdução deste tipo de painéis nos iPhone 17 permitirá ainda à Apple trazer para estes modelos o ecrã Always-on (sempre ligado). Isto porque o mesmo está muito ligado aos ecrãs ProMotion e à sua capacidade de baixar a taxa de atualização para 1 Hz a fim de poupar a bateria do smartphone.

Veremos se este interessante rumor acabará por se confirmar. Ainda falta bastante tempo para o lançamento dos iPhone 17 e até lá a Apple poderá mudar de ideias ou enfrentar contratempos que a obriguem a adiar a implementação desta tecnologia.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.