O iPhone Air foi uma aposta arriscada da Apple num design bastante fino com 5,6 mm de espessura. Está a revelar se um verdadeiro fiasco comercial, e contrasta de forma inequívoca com o sucesso estrondoso do seu irmão, o iPhone 17 base. O MacRumors cita fontes como a Mizuho Securities e a Counterpoint Research, que confirmam esta tendência.
O Air não está a vender, e a Apple já está a cortar a produção. Enquanto a linha iPhone 17, no seu todo, está a vender 14% mais do que a linha 16 no mesmo período, impulsionada pelos modelos Pro e, sobretudo, pelo modelo base, o iPhone Air é a ovelha negra da família.
Apple planeia cortar produção do iPhone 17 e iPhone 17 duplica vendas face ao iPhone 16
A Mizuho Securities avança que a Apple planeia cortar a produção do Air num milhão de unidades ainda este ano, ao mesmo tempo que aumenta a produção dos restantes modelos. O herói inesperado desta história é o iPhone 17 normal. Na China, as suas vendas nos primeiros dias quase duplicaram em comparação com as do iPhone 16.
A Apple conseguiu trazer melhorias significativas nestes modelo (novo processador, melhor ecrã, mais armazenamento base e câmara frontal atualizada) e manteve o mesmo preço. Ou seja, criou uma uma proposta de valor que os consumidores parecem considerar "muito apelativa". Os descontos e promoções adicionais acabam por amplificar este sucesso.
E o iPhone Air? Segundo a Counterpoint, as suas vendas estão apenas "ligeiramente acima" das do fracassado iPhone 16 Plus do ano passado. Na China, a procura é descrita como "de nicho", prejudicada pela diferença de preço e especificações face ao muito mais interessante iPhone 17 base.
Parece que os consumidores não estão dispostos a sacrificar a bateria e a versatilidade das câmaras para ter um design mais fino, especialmente quando o modelo "normal" traz tanto valor.