Já faltou mais para o lançamento do iPhone 16, que já vai dando muito que falar. Para os fãs da Apple, é claro que a notícia traz sempre entusiasmo. No entanto, a própria marca parece estar mergulhada nesse mesmo espírito e as suas perspetivas são prova disso.
Para o iPhone 16, Apple quer aumentar no mínimo 10% a produção face ao iPhone 15
Ao que tudo indica, a Apple acredita que vai dar um pulo significativo em termos de vendas. Pelo menos, os relatórios mais recentes indicam que a Apple quer produzir no mínimo 90 milhões de iPhone 16s. Ou seja, mais 10% do que a quantidade de iPhone 15s.
Na base de toda esta confiança, é provável que esteja a aposta no Apple Intelligence (AI), que vai “inundar” os novos telemóveis com recursos de Inteligência Artificial (IA). Como refere a GizChina, o ingrediente secreto para isso mesmo é o chip A18 ultra-rápido.
Não há confirmação oficial, mas tudo aponta para a possibilidade de ser este a executar o Apple Intelligence. Recorde-se que apenas o iPhone 15 Pro deverá ter capacidade para albergar toda a informação do AI.
Os fãs da Apple já começam a “salivar”, no entanto, a maioria das coisas ainda não se sabem. A começar pelo preço, podemos ter em conta os rumores da Digital Trends, que nos sugerem que, possivelmente, o modelo standard do iPhone 16 deverá ficar bem perto dos 1000€.
Há alguns desafios que a Apple tem de ultrapassar
Um aspeto que pode dar algumas “dores de cabeça” à Apple tem a ver com o mercado na China. Isto porque é um dos epicentros de vendas da marca e seria fundamental arranjar uma parceria com empresas de IA do país.
De momento, ainda não se conhece qualquer acordo, embora tenha vindo a ser noticiado o interesse da Apple em estabelecer um, como refere a GizChina. A somar a isso, um entrave ao Apple Intelligence pode ter a ver com os idiomas.
Numa fase inicial, o sistema só funcionará em inglês. É uma língua universal, certamente, mas convém não esquecer que muitas pessoas não a dominam. Por isso, não é descabido que isso possa ser um problema.
Conclusão
Rumores à parte, há uma certeza: a Apple considera que vai crescer bem. Senão não havia um aumento pronunciado de telemóveis produzidos. No entanto, é fundamental que os objetivos de IA corram o melhor possível, já que parece que a IA é um dos grandes alicerces deste iPhone 16.
Deste lado, resta esperar para ver se a empresa da maçã trincada vai conseguir o acordo que tanto procura na China e se as leis europeias não prejudicam as vendas. Serão, certamente, dois aspetos importantes para a Apple cumprir as suas metas.