Como habitualmente, em setembro a Apple vai revelar a nova geração do seu smartphone icónico. Agora, os rumores revelaram todas as câmaras de cada modelo da série iPhone 16 e, preparem-se, esta será uma das áreas com mais novidades.
iPhone 16 e 16 Plus: novo design e um novo recurso
Há já algum tempo que é falada a mudança de design das câmaras do módulo base e parece que essa é uma alteração que vai mesmo acontecer. A partir desta nova série 16, os modelos base do iPhone vão passar a ter os sensores alinhados verticalmente, com a marca a abandonar a disposição diagonal.
Esta mudança não é estética, os dois modelos passam a ter os sensores nesta posição para terem capacidade para gravação de vídeo espacial. Recorde-se que apenas o iPhone 15 Pro Max tem este recurso que permite gravar vídeos a três dimensões.
Os modelos vão estar equipados com um sensor primário de 48 megapixéis com uma abertura de f/1.6 e um sensor ultra grande angular de 12 megapixéis e com uma abertura f./2.2 para uma maior entrada de luz que vai permitir captar fotos com mais qualidade em fracas condições de luminosidade.
Ao que tudo indica, tanto o iPhone 16 como o 16 Plus vão ganhar modo macro. O recurso vai permitir que os modelos base tirem fotos com mais detalhe a uma curta distância.
iPhone 16 Pro e 16 Pro Max: novo sensor e vídeo 3K
Como não podia deixar de ser, as alterações mais significativas chegam nos modelos mais avançados. Desde logo a começar por um novo sensor ultra grande angular de 48 megapixéis. Esta é uma atualização significativa face aos seus antecessores que contam com uma unidade de 12 megapixéis.
Ainda que o sensor primário de 48 megapixéis com uma abertura de f/1.78 se mantenha, o iPhone 16 Pro vai agora ganhar (finalmente) o sensor telefoto com zoom ótico de 5x.
Por último, mas não menos importante, os dois terminais mais avançados vão também contar com capacidade para gravação de vídeos 3K a 120 frames por segundo com Dolby Vision.
Destaque ainda para o botão Capture que será capacitivo e que vai estar localizado no canto inferior direito dos terminais. As suas funções vão estar diretamente ligadas à aplicação câmara, sendo que pode ser personalizado para fornecer acesso rápido a recursos fotográficos.