O iPhone 16 Pro começou a chegar aos primeiros compradores na última sexta-feira e parece não ter chegado livre de complicações. Aparentemente estará a revelar problemas tanto no registo de toques como no movimento de deslizes no ecrã.
Este problema foi revelado por um utilizador no Reddit e rapidamente a respetiva publicação se encheu de comentários, com muitos utilizadores a queixarem-se do mesmo problema. E aparentemente o problema é registado tanto no iOS 18 como no iOS 18.1.
Segundo que se conseguiu apurar, o grande culpado será o algoritmo da rejeição da palma da mão. Isto porque o problema parece ser mais proeminente nas extremidades do ecrã e também na zona do novo botão de Câmara.
Os utilizadores referem que, por vezes, o software está a ignorar toques à volta dos cantos por um curto período após outras partes do ecrã estarem em contacto com a tua mão. E uma das melhores novidades do iPhone 16 Pro pode estar indiretamente a causar isto.
Margens bastante finas poderão estar na origem do problema
Na publicação, utilizadores manifestaram-se crentes de que o facto de existir um algoritmo tão agressivo para a rejeição da palma se deve ao facto de as margens serem bastante finas. E parece que usar capa pode ser uma boa forma de evitar este problema, pois diminuem os toques nas extremidades do ecrã.
Este é um problema que não está a ser registado pelos utilizadores quando o ecrã do iPhone 16 Pro se encontra bloqueado, pelo que será visto como um problema de software e não qualquer defeito de hardware do equipamento.
Isto significa que, a qualquer momento, a Apple poderá lançar uma correção para o problema numa atualização de software. Recorde-se que o iOS 18.1 já foi lançado em versão beta, mas, para já, não resolve o problema.