Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

iPhone 16 pode trazer novidade há muito tempo desejada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Alguns smartphones Android fornecem velocidades de carregamento na ordem dos 120 watts que permitem que a bateria chegue aos 100% em apenas 10 minutos.

Mas a Apple sempre foi muito modesta no seu suporte para carregamento ao fornecer 27 watts e um pico de 15 watts com o MagSafe. Ao que tudo indica, este ano, o iPhone 16 vai trazer boas novidades neste departamento, com a empresa de Tim Cook a aumentar significativamente estes valores.

Mais velocidade no carregamento e baterias maiores no iPhone 16

iPhone 15 Pro
Os modelos mais avançados do iPhone 15 estão disponíveis em Portugal por preços a partir dos 1249 € Crédito@Apple

De acordo com o site ITHome, na série iPhone 16, a Apple vai aumentar as velocidades de carregamento de 27 watts para 40 watts. Tal traduz-se num aumento considerável de 48,1%. Mais: também o carregamento MagSafe vai aumentar de 15 watts para 20 watts.

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. A próxima geração do smartphone icónico, vai também aumentar as capacidades de bateria. No entanto, este aumento não vai abranger todos os elementos da série; o iPhone 16 Plus, de forma surpreendente, vai diminuir a capacidade.

Vamos a pormenores. O iPhone 16 vai passar a ter uma bateria de 3561 mAh, registando um aumento de 6% face ao modelo anterior. O modelo Pro vai contar com uma unidade de 3355 mAh, que se traduz num aumento de 2,47% perante o seu antecessor.

Já o iPhone 16 Pro Max vai contar com uma bateria de 4676 mAh, aumentando a unidade em 5,58%.

No entanto, o iPhone 16 Plus não só tem uma bateria com menos capacidade de 4006 mAh, como também regista o maior valor em queda; a unidade é 8,6% mais pequena que o modelo anterior.

Com estes aumentos, os utilizadores do iPhone vão sentir diferenças no tempo de carregamento, ainda assim, a Apple fica bastante aquém de alguns dos seus rivais, não só na velocidade de carregamento, como também nas capacidades de bateria.

Recorde-se que a Xiaomi fornece já suporte para carregamento rápido de 120 watts em alguns dos seus smartphones mais avançados. Por sua vez, a Samsung equipou o Galaxy S24 Ultra com uma bateria bastante robusta de 5000 mAh.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt