Mesmo antes do seu lançamento, o iPhone 16 não vai ser comprado por um grupo específico de utilizadores; e nem os novos recursos Apple Intelligence parecem convencer estas pessoas muito céticas.
A informação é avançada pela empresa Morgan Stanley que garante que a geração Z – pessoas nascidas entre 1997 e 2012 – não está minimamente interessada em comprar o próximo smartphone Apple.
iPhone 16 desilude faixa mais jovem de utilizadores
De acordo com um estudo que a empresa Morgan Stanley fez a um pequeno universo de indivíduos da geração Z, o iPhone 16 não vai fazer sucesso na faixa mais jovem de utilizadores de smartphones.
Segundo as opiniões destes jovens, com idades compreendidas entre os 27 e 12 anos, o próximo smartphone Apple não está na sua lista de compras high-tech.
Mesmo com os rumores de que os modelos vão estar equipados com ecrãs maiores, um processador baseado em 3 nm mais potente em desempenho e eficiência energética e melhorias nas câmaras.
E ainda que Tim Cook, CEO da empresa, acredite que os recursos IA Apple Intelligence são um dos melhores argumentos de compra, a geração Z não parece convencida disso.
Recorde-se que o smartphone da Apple tem vindo a beneficiar de uma grande popularidade e boas vendas nesta faixa etária. Sobretudo, na franja mais velha destes utilizadores que têm já poder de compra e não necessitam de aprovação (ou orçamento) dos progenitores.
Apple Intelligence podem resultar a longo prazo
Depois da divulgação deste estudo da Morgan Stanley, rapidamente vários analistas de mercado vierem sossegar os ânimos, garantindo que os recursos Apple Intelligence podem resultar, mas a longo prazo.
Jacob Bourne, analista da Emarketer, afirma que a empresa que, no futuro, tornar a sua oferta IA mais útil, será bem-sucedida. O mesmo analista está otimista quanto aos recursos Apple Intelligence e afirma que a empresa “tem um grande número de seguidores fiéis que vão desejar experimentar estes recursos nos seus modelos de iPhone”.
Dan Ives, analista da Wedbush Securities, tem uma opinião semelhante. Para este analista, a Apple não vai necessitar da geração Z para impulsionar as vendas do iPhone 16 e concretizar um “ciclo de atualização de ouro”.
Avança ainda este analista que pode demorar algum tempo até que os utilizadores se acostumem aos recursos Apple Intelligence, mas é certo que “não vão conseguir evitá-los para sempre”.
Dan Ives acredita que a “IA vai mudar o cenário e a Apple tem uma oportunidade única de dominar a revolução de IA para o consumidor”.