Em setembro, a Apple vai lançar oficialmente mais uma geração do seu smartphone icónico e parece que tanto o iPhone 16 Pro como 16 Pro Max vão agradar aos entusiastas de fotografia.
A empresa de Tim Cook vai fazer atualizações significativas aos modelos mais avançados, trazendo novos atributos que há muito são esperados pelos seguidores da marca. De seguida, contamos-te todos os pormenores.
Sensor primário maior e com a mesma resolução
A primeira novidade é que a Apple vai integrar um novo sensor primário nos dois modelos mais avançados do iPhone 16. A nova geração vai ter direito ao sensor Sony IMX903 personalizado. A resolução vai manter-se nos 48 megapixéis, mas o tamanho vai ser maior.
A grande vantagem do novo tamanho é que o sensor vai deixar entrar mais luz, o que será especialmente útil em cenários com fracas condições de luminosidade. Por outro lado, este novo tamanho também vai permitir um desfoque de fundo (bokeh) mais natural.
Mas este sensor Sony IMX903 personalizado tem outras vantagens. Uma destas é aumentar a velocidade com que a câmara capta fotos.
Este sensor conta também com um conversor analógico para digital de 14 bits. Tal significa que a câmara vai conseguir captar mais detalhes nas sombras e realçar mais alguns assuntos.
Um muito bem-vindo novo sensor ultra grande angular
Outras das grandes novidades é a substituição do atual sensor ultra grande angular de 12 megapixéis por uma nova unidade com 48 megapixéis de resolução.
Esta alteração há muito que é esperada pelos seguidores da marca e a confirmar-se vai permitir que as imagens captadas fornecem um nível de detalhe maior.
A última novidade é mais técnica, mas será bastante útil. Dizem os rumores que a Apple vai adicionar um revestimento ALD – Atomic Layer Deposition – às objetivas que vai ajudar a reduzir o efeito raio de luz (ou reflexos).
De resto, ambos os modelos devem manter o sensor telefoto de 12 megapixéis e a câmara frontal também com 12 megapixéis de resolução.