A gama de telemóveis iOS de próxima geração será apresentada oficialmente em setembro de 2023. Até lá, os rumores e fugas de informação continuam a trazer-nos detalhes cativantes sobre os Apple iPhone 15, iPhone 15 Plus, bem como dos modelos de topo, os iPhone 15 Pro e Apple iPhone 15 Pro Max.
Temos agora novos detalhes, fugas de informação e imagens digitais, vulgo renders que nos deixam antever o design geral destes smartphones premium para 2023 e boa parte de 2024. As novidades vão muito além do novo processador, das margens de ecrã mais finas e da porta USB do Tipo C, agora obrigatória.
1. Entrada USB-C em todos os iPhone 15
Em primeiro lugar temos uma das novidades praticamente confirmadas, a substituição da porta Lightning pela porta USB do Tipo C ao fim de dez anos da porta proprietária da marca. A alteração deve marcar presença nos quatro modelos de iPhone 15.
Com efeito, foi em setembro de 2012 que a Apple apresentou a entrada Lightning, então com os iPhone 5, afirmando na altura que o Lightning seria a entrada para a próxima década. Assim foi, mas chegou a hora de fazer a transição para o universal USB-C.
Tal como vários dos produtos Apple já utilizam a porta USB-C, também a próxima geração de iPhone seguirá este padrão, dando assim cumprimento aos ditames da União Europeia. Todavia, a gigante de Cupertino dará o seu toque especial a esta porta.
Ao que tudo indica, apesar de serem portas USB-C, para tirar pleno proveito das suas capacidades, os acessórios terão que ter a certificação MFi (Made for iPhone). Isto para que os cabos certificados funcionem com todo o seu potencial. Já para a empresa, tal certificação representará uma nova fonte de receita a substituir as certificações para a entrada Lightning.
2. Ilha Dinâmica em todos os Apple iPhone 15
Em segundo lugar contamos agora com a presença da Dynamic Island ou Ilha Dinâmica nos quatro modelos de iPhone para 2023 após termos ficado a conhecer este recurso nos iPhone 14 Pro. A próxima geração a chegar em setembro deverá adotar, toda ela, este novo recurso que torna mais cativantes as notificações do telefone.
Mais ainda, o iOS 17, a próxima versão do sistema operativo para estes dispositivos móveis também terá mais capacidades para a Ilha Dinâmica. Algo que trará ainda mais utilidade e dinamismo a este recurso de software que amplia a utilidade do notch.
Por fim, este será um elemento unificador de toda a geração de telemóveis Apple, com uma aparência similar entre os vários modelos a chegar ao mercado em setembro de 2023.
3. Chip A17 Bionic para os iPhone 15 Pro
Em terceiro lugar e para diferenciar os modelos Pro dos modelos-base de próxima geração teremos uma diferença no modelo de processador empregue. A saber, nos modelos Pro teremos o Apple A17 Bionic, o novo chipset com litografia a 3 nm.
Por outro lado, nos modelos-base teremos agora o A16 Bionic, o mesmo processador que alimenta os atuais iPhone 14 Pro. A diferença de desempenho pode ser substancial, ainda que a performance do atual chipset seja marcadamente excelente.
Em todo o caso, a fabricante deverá melhorar a eficiência energética do chipset com litografia de 3 nm, além de aumentar também o seu desempenho geral. Sobretudo para jogos, realidade virtual e outras aplicações exigentes, poderemos ter vantagens notórias.
4. Objetiva e câmara periscópica no iPhone 14 Pro Max
O modelo de maiores dimensões tem, sempre, uma maior bateria (maior capacidade) e maior tamanho. Ora, tem espaço suficiente para a Apple colocar um novo sistema de óticas / lentes capazes de entregar uma maior capacidade de ampliação da imagem.
Na prática, podemos ter pelo menos um zoom ótico de 5 vezes, face ao atual zoom de 3 vezes presente nos modelos Pro. Em todo o caso, a câmara fotográfica continuará a ser um bastião de melhorias a cada nova geração de dispositivos móveis.
Por fim, teremos também margens reduzidas no ecrã de todos os modelos, além de pelo menos uma nova cor de destaque para estes modelos. Aponta-se também para a renovação do botão de ação / interruptor das notificações, entre outras melhorias.
Em todo o caso, estes telemóveis serão apresentados oficialmente em setembro de 2023 no próximo evento especial de outono da marca liderada por Tim Cook.
Editores 4gnews recomendam: