iPhone 14: mais uma especificação revelada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A nova geração de smartphones da Apple, com chegada prevista para setembro, foi alvo de mais uma fuga d informação.

Acaba de ser divulgado que a nova série 14 do iPhone chega com uma memória RAM de 6 GB, mas com um pequeno grande pormenor que fará toda a diferença na rapidez e desempenho.

Memória RAM vai ser diferente entre os modelos Pro e os modelos base do iPhone 14

De acordo com o site TrendForce, a nova geração iPhone 14 vai chegar com uma memória RAM de 6 GB. É exatamente a mesma capacidade presente nos atuais iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, mas é uma melhoria para o modelo base 14 face ao seu antecessor que conta com 4 GB de memória RAM.

Mas também os modelos Pro da nova geração 14 vão ser alvo de uma atualização nesta especificação. Tanto o iPhone 14 Pro como o 14 Pro Max vão integrar RAM LPDDR5, mais rápida e eficiente. Já os modelos base – iPhone 14 e 14 Max – vão contar com RAM LPDDR4X. Este será então mais um ponto que vai diferenciar as variantes Pro das versões base, entre outros.

Esta informação vem agora confirmar as previsões do conhecido analista Ming-Chi kuo que anteriormente já tinha avançado as especificações de memória RAM da nova geração 14 do smartphone da Apple.

Por outro lado, novos rumores estão a avançar que o iPhone 14 Pro pode sr disponibilizado em variantes a começar nos 256 GB de armazenamento interno, dando também um salto em relação à geração anterior que começa com a capacidade de 128 GB.

No entanto, esta informação deve ser vista com alguma cautela, uma vez que a maior parte dos documentos revelados sobre a nova série de smartphones mostra sempre que o armazenamento interno ainda não está definido.

As diferenças entre a série iPhone 14

Parece ser quase certo que na nova série do iPhone 14, a Apple vai diferenciar os modelos Pro das versões base. E os pontos distintos começam logo no processador integrado. Enquanto que o iPhone 14 Pro e o 14 Pro Max vão integrar o novo chip A16 Bionic, as versões base 14 e 14 Max vão manter o atual A15 Bionic que poderá ser renomeado.

Outra das grandes diferenças estará na parte ótica. Ao que tudo indica, os modelos 14 Pro vão dar um salto e integrar um sensor com 48 megapixéis de resolução na sua configuração de câmara traseira enquanto que os modelos base vão manter o sensor de 12 megapixéis. No entanto, espera-se que o sensor ultrawide destes últimos modelos sejam alvo de melhorias, como integração de foco automático e macro.

Junte-se ainda a distinção entre o tipo de memórias RAM integradas nos novos dispositivos móveis, sendo que os modelos Pro vão contar com componentes mais rápidas e eficientes.

Editores 4gnews recomendam:

  • iOS 15.6 vem corrigir bug do Apple Music
  • Apple vai adicionar mais dois produtos à sua montra vintage
  • Apple: tudo o que podemos esperar ver na conferência WWDC
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt