iPhone 13 Pro: quanto custa produzir o novo smartphone da Apple

Bruno Coelho
Comentar

Os novos iPhone 13 e iPhone 13 Pro foram apresentados no mês de setembro. Como é habitual numa nova linha de equipamentos da Apple, são dos smartphones mais escamoteados das últimas semanas, com testes e desmontagens.

O site TechInsights colocou mãos à obra, e desmontou a variante de 256 GB do iPhone 13 Pro. Entre outros detalhes, esta fonte revela os custos estimados de produzir este novo smartphone da Apple.

iPhone 13 Pro tem custo de produção estimado de 491 euros

Segundo esta fonte, o iPhone 13 Pro custa 570 dólares (cerca de 491 euros) a produzir. Estes são custos estimados de produção de equipamento cuja variante em questão custa 1299 € no nosso país (1179 € na variante base).

A fonte revela que os custos de produção aumentaram face aos 548,50 dólares (472,82 euros) do modelo anterior. Este aumento deve-se ao processador A15, memória NAND, ao ecrã e um custo geral do acabamento.

Um ponto interessante é que este modelo conta com 6 GB de RAM LPDDR4X, numa altura em que já existe memória LPDDR5. Tal como esperado, a diferença entre a GPU do iPhone 13 e do iPhone 13 Pro está na inclusão de mais um núcleo.

É bom termos em atenção que os custos de produção não incluem valores como o que a Apple gasta em mão de obra, envios ou em software. No entanto, o equipamento está a ser vendido a um valor bem além do dobro do seu custo estimado de produção.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.