iPadOS 16 traz uma excelente novidade exclusiva de apenas alguns iPad

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Na passada segunda-feira assistimos à apresentação de abertura da WWDC 2022 onde ficamos a conhecer todas as novidades do novo software da Apple. Uma das revelações mais importantes foi a introdução do iPadOS 16.

A nova versão deste sistema operativo é muito importante, pois traz um rol de novidades que fará do iPad ainda mais produtivo. E uma delas é o Stage Manager que permite usar até 8 apps em simultâneo.

Stage Manager será exclusivo dos iPad com processador M1

Contudo, esta funcionalidade de grande valor estará limitada a um punhado de modelos do iPad. Em rigor, apenas aqueles que possuam um chip M1 no interior poderão usufruir deste novo método de multitarefa.

Entretanto, um representante da Apple já veio a público explicar as razões que forçaram a empresa a esta decisão. Segundo as suas declarações, esta limitação deve-se a questões de velocidade de memória e maior flexibilidade.

"O Stage Manager é uma experiência totalmente integrada que oferece uma experiência de janela totalmente nova que é incrivelmente rápida e fluída e permite que os utilizadores executem 8 aplicações em simultâneo no iPad e num monitor externo com resolução de até 6K. Entregar essa experiência com o imediatismo que os utilizadores esperam da experiência touch-first do iPad requer grande memória interna, armazenamento incrivelmente rápido e flexibilidade de monitor externo, todos fornecidos por iPads com o chip M1."

Em suma, a Apple afirma que apenas o processador M1 consegue entregar a velocidade e fluidez necessária para uma boa experiência de utilização do Stage Manager. Algo compreensível face às palpáveis melhorias que este chip proporciona face aos modelos que o precedem.

Para os que não estiveram familiarizados com o conceito, o Stage Manager aproxima mais a experiência do iPad de um Mac. Em rigor, permite ao utilizador sobrepor aplicações para um uso em simultâneo mais simples.

Esta novidade permite sobrepor até 4 aplicações no iPad e mais quatro num monitor externo. Deste modo, alcançamos as 8 aplicações abertas em simultâneo prometidas pela Apple.

O iPadOS 16 chegará a todos os modelos iPad compatíveis possivelmente em setembro deste ano. Para saberes se o teu iPad é compatível, vê aqui a lista oficial.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 15 Pro reservará para si uma novidade há muito desejada
  • Apple M2 Pro: processador vai voltar a surpreender ainda em 2022
  • Apple promete surpreender com o regresso do MacBook de 12 polegadas
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.