iOS vs Android : O delicado equilíbrio de forças segundo a Kantar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple e o seu iOS continua a ganhar terreno ao Android da Google no mercado norte-americano. Contudo, a situação inverte-se em mercados chave como o chinês. Na Europa o equilíbrio de forças favorece, esmagadoramente, o sistema do robô verde. Todos os números do último relatório da Kantar em análise.

Vê ainda: Xiaomi Mi Max 2 poderá ser apresentado já na próxima semana

A agência Kantar realiza estudos periódicos sobre a adopção e utilização dos vários sistemas operativos para dispositivos móveis. Desde o iOS da Apple, ao Android da Google e até mesmo o Windows Mobile da Microsoft. Está na hora de olhar com atenção para os mais recentes relatórios da Kantar e tirar as devidas ilações.

O barómetro da Kantar

Os recentes relatórios da Kantar referem-se ao período de três meses, decorrente entre dezembro e fevereiro. Nesse período de tempo, nos Estados Unidos da América o Android continua a dominar com 55.9% mas a Apple está a aproximar-se cada vez mais, obtendo já 42% do market sharesegundo os dados da Kantar World Panel. Em suma, nos EUA e no Reino Unido, o iOS está cada vez mais próximo do Android.

Contudo, se nos EUA e no Reino Unido a Apple está cada vez mais popular, segundo a Kantar a situação na China está cada vez mais preocupante para a gigante de Cupertino. Neste gigantesco mercado o iOS perdeu 8.9 pontos percentuais face ao relatório anterior (setembro a novembro de 2016). Em suma, na China o Android domina com 86.4% ao passo que a Apple registou 13.2% de marketshare. O valor mais baixo em três anos, registado pela empresa de Tim Cook.

A situação é semelhante no Japão, mercado onde a Apple tem perdido algum marketshare. Na Austrália o Android também está a crescer mais rapidamente do que o iOS. Recentemente temos visto alguns relatórios e estudos que dão uma posição cimeira à Samsung no que concerne ao número de vendas durante o primeiro trimestre de 2017.

Resta saber se este número será reforçado assim que o Samsung Galaxy S8 chegue ao mercado ou se, por outro lado, os novos iPhone's RED vão incutir nova força à gigante de Cupertino. Até lá podem consultar todos estes dados na página da Kantar World Panel (fonte).

Outros temas relevantes:

Microsoft cessará o suporte à primeira versão do Windows 10 em maio

Apple iPhone 8 : Esquema do próximo iPhone mostra-nos um design familiar

Nintendo Switch: Anunciado o lançamento do Minecraft para esta consola

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.