Hoje é um dia importante para todos os utilizadores do iPhone, pois foi finalmente disponibilizado o iOS 26. A mais recente atualização de software da Apple é sempre aguardada com expectativa pelas novidades que traz aos equipamentos compatíveis.
Contudo, pode haver um problema que desagrada a todos os utilizadores: uma diminuição da autonomia. Para quem está preocupado com isso, a Apple diz que isso é normal nos primeiros dias e explica porquê.
O iPhone precisa de tempo para assimilar as novas funcionalidades
Para acompanhar a disponibilização do iOS 26, a Apple lançou um documento de suporte muito interessante sobre as atualizações. Nele, a tecnológica explica a sua importância, mas aquilo que mais chamou a atenção foi a explicação para a redução da autonomia do iPhone nos primeiros dias.
Tal como a Apple refere, é normal que os utilizadores sintam um decréscimo na autonomia do seu iPhone e também um maior aquecimento. Isto acontece porque o iPhone precisa de tempo para concluir o processo de configuração da atualização em segundo plano.
Esse processo trata de coisas como a indexação de ficheiros e dados para pesquisa, descarregamento de novas funcionalidades e atualização de aplicações. Isso exige mais recursos do smartphone, logo faz com que a bateria dure menos e aqueça mais.
Este fenómeno tem tendência para se verificar mais nos primeiros dias após a atualização. Finalizados esses processos, é provável que o consumo de bateria volte ao normal.
Novas funcionalidades podem exigir mais do smartphone e diminuir o seu desempenho
A Apple esclarece ainda que uma grande atualização como o iOS 26 tem potencial para degradar o desempenho de alguns equipamentos. Isto porque a nova versão do sistema operativo traz novas funcionalidades que podem necessitar de recursos adicionais.
Dependendo da utilização de cada utilizador, isso pode ter um ligeiro impacto negativo no desempenho do iPhone. Se fores daquele que usa exaustivamente as novas funcionalidades do iOS 26, é possível que o teu smartphone fique um pouco mais lento.
Isso é especialmente verdade nos modelos mais antigos com um hardware menos recente e menos poderoso. Por isso, se sentires algo do que aqui é descrito, deves ter em consciência que isso é normal, sobretudo nos primeiros dias.