
A Apple acaba de lançar o iOS 26.1, a primeira grande atualização ao sistema operativo que chegou aos iPhone em setembro. A atualização já pode ser descarregada em todos os iPhones compatíveis do iPhone 11 para a frente até ao iPhone 17 Pro Max.
Como fazer a atualização para o iOS 26.1
Basta ires às Definições, clicar em Geral e escolher a opção Atualização de Software. Esta versão traz as habituais correções de bugs, mas o que realmente importa são as soluções para algumas das queixas mais irritantes do novo design do iOS 26.
O que foi corrigido e o que há de novo no iOS 26.1
Existem duas duas funções que são as grandes novidades e que poderás querer mudar imediatamente. A primeira, e talvez a mais pedida, é a possibilidade de, finalmente, desligares o atalho da câmara no ecrã de bloqueio. Acabaram-se as centenas de fotos acidentais que tiravas ao bolso ou à tua perna. Vais encontrar esta nova opção nas Definições da Câmara.
A segunda grande mudança é uma resposta direta às críticas sobre o design "Liquid Glass". Muitos utilizadores queixaram-se que a transparência excessiva, embora bonita, dificultava a leitura e reduzia o contraste. Aliás, o Liquid Glass foi uma das minhas críticas na análise ao iPhone 17.
Após fazeres a atualização, nas Definições, podes ir a Ecrã e Brilho, onde tens agora um novo interruptor que te deixa escolher entre o modo "Claro" (o atual, mais translúcido) e um novo modo "matizado" (tinted). Este aumenta a opacidade dos menus e notificações e consequentemente melhora o contraste.
Outra pequena alteração que vai ter um grande impacto nas tuas manhãs é a forma como desligas os alarmes. Para evitar que te voltes a deitar com um toque acidental, os alarmes e temporizadores agora exigem um deslizar (swipe) para serem parados. Semelhante à forma antiga de atender chamadas no iPhone.
Siri e Apple Intelligence em português de Portugal
Como tínhamos avançado quando a versão beta saiu, esta atualização oficializa a chegada da Apple Intelligence em português de Portugal, bem como da Siri. Foi uma espera de 14 anos, mas é finalmente possível falar com a Siri com sotaque português. É o fim da era em que tinhas de falar em português do Brasil ou inglês com a Siri.
Para além destas correções de usabilidade, o iOS 26.1 expande a tradução em tempo real nos AirPods para mais línguas (como chinês, japonês, coreano e italiano). O português de Portugal continua de fora. Também é melhorada a qualidade de áudio do FaceTime em ligações com pouca rede e a app Fitness também te deixa agora registar um treino manualmente.
O iOS 26.1 não veio sozinho. A Apple lançou também o iPadOS 26.1 (que traz melhorias no multitasking Slide Over), o macOS Tahoe 26.1 (com melhorias de segurança) e novas versões do watchOS e tvOS.

