Tal como demos a conhecer ontem, a Apple marcou o arranque da WWDC 2025 para o dia 9 de junho. Será precisamente nesse dia que a empresa apresentará os seus novos sistemas operativos, nomeadamente o iOS 19.
Os rumores sustentam que esta versão terá uma mudança estética significativa. Felizmente, não terás de esperar até esse dia para ficar a conhecer o que a Apple preparou para o iOS 19, cortesia de Jon Prosser.
No seu mais recente vídeo, ele mostra em exclusivo as primeiras imagens do iOS 19. Não se tratam de imagens oficiais, mas sim de representações daquilo a que ele teve acesso e que afirma serem verdadeiras.
iOS 19 terá um aspeto inspirado pelo visionOS
Após vermos estas imagens do iOS 19, é impossível não ver as semelhanças com o visionOS. Em suma, o iOS 19 contará com elementos com cantos mais arredondados e uma boa dose de transparência.
Estes elementos já podem ser encontrados em algumas aplicações da Apple, como nos menus da app Desporto ou na mais recente Convites. Usando as palavras de Jon Prosser, isso deve reduzir as tuas dúvidas sobre a veracidade daquilo que ele divulga.
Os menus pop-up do iOS também contarão com estes retoques, apesar de mostrarem o mesmo tipo de opções que atualmente traz. Ademais, o teclado também manterá a sua disposição, mas estes retoques darão a sensação de que está a flutuar.
No que concerne aos ícones das aplicações, não há novidades a reportar. Jon Prosser diz que, pelo menos nas imagens a que ele teve acesso, a Apple não mexeu com estes elementos.
Importa ainda dizer que Jon Prosser avança que esta mudança estava planeada para o iOS 18. No entanto, os esforços da empresa para o desenvolvimento da Apple Intelligence obrigaram-na a adiar esta mudança por um ano.
Mark Gurman não se mostra convencido com estas imagens
Após a divulgação deste vídeo por Jon Prosser, a reação do conhecido jornalista Mark Gurman gera debate. Habitualmente certeiro nas suas previsões, este afirma que as imagens que vemos não são uma representação fiel daquilo que veremos na WWDC.
Sem nunca mencionar o nome de Jon Prosser, Gurman diz que as imagens que circulam resultam de "versões muito antigas ou descrições vagas, faltando recursos importantes". Por isso, devemos dar o benefício da dúvida a ambas as partes e aguardar por mais informações sobre este tema.