iOS 18 vai ter wallpaper dinâmico e (espécie de) ‘dark mode’

Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple já habituou os utilizadores à introdução de novos wallpapers sempre que lança uma nova versão do iOS, mas para a versão 18 está a preparar uma solução ligeiramente diferente.

A release 3 da beta do SO para iPhone vai incluir um conjunto de wallpapers com quatro variações de cores diferentes – cada uma incluindo um design com dois tons - possíveis de selecionar diretamente pelo utilizador, ou através de um modo ‘dinâmico’, que altera as cores de forma automática.

A nova funcionalidade permite alterar os wallpapers entre o amarelo, rosa, azul e o roxo. Uma vez escolhida a opção ‘dynamic’, as cores do wallpaper irão mudar automaticamente ao longo do dia, com inúmeras variações, em momentos diferentes.

iOS 18 com wallpaper dinâmico
Novo design dos wallpapers que a Apple pretende incluir no iOS 18 - incluindo uma versão de cor dinâmica
Imagem: 9to5mac.com

Podes transferir as versões estáticas dos novos wallpapers do iOS 18 através do 9to5mac.com.

Um ‘dark mode’ simulado.

Além dos novos wallpapers dinâmicos, a release 3 da versão beta do iOS18 disponibiliza também o que sugere ser uma espécie de efeito ‘dark mode’, possível de aplicar aos ícones e widgets das apps.

Graças ao novo modo de personalização, o utilizador poderá aplicar um visual escuro, da mesma cor, aos ícones e widgets, fundindo-os melhor com o fundo do ecrã.

Nova simulação de um ‘dark mode’ no iOS 18
O utilizador pode personalizar as cores dos ícones e dos widgets para criar uma aproximação ao 'dark mode'.
Imagem: 4GNews via Apple

No entanto, o Apple insider indica que esta característica para já, apenas está a funcionar em pleno com os ícones originais Apple. Os dos restantes produtores ficam à mercê de uma adaptação automática que, de acordo com esta publicação, nem sempre funciona...

Até outubro deste ano, altura do lançamento do iOS18, a Apple poderá ter tempo de corrigir estes detalhes – ou contar com os produtores das Apps para criarem versões ‘dark’ dos respetivos ícones.

Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.