iOS 15 tem uma novidade que vais querer experimentar no teu iPhone

Bruno Coelho
Comentar

Esta semana ficamos a conhecer as novidades de software da Apple, na edição de 2021 da WWDC. No iOS 15 em concreto, existe uma nova funcionalidade que parece dar muito jeito, e que agora podes ver em ação.

Com esta nova versão, já disponível para os desenvolvedores, é possível "agarrar e largar" ficheiros, imagens ou texto entre aplicações no iPhone. Federico Viticci, editor do MacRumors, partilhou no Twitter como tudo funciona.

Using cross-app drag and drop on iPhone in iOS 15. Finally 🎉 #WWDC21 pic.twitter.com/1RbyPBGfcq

— Federico Viticci (@viticci) 7 de junho de 2021

No exemplo vemos uma imagem a ser “agarrada” a partir da app de Fotografias, e a ser largada diretamente na app de email. Noutro exemplo, é copiado texto a partir do Safari, e igualmente colocado no email.

Se usas um iPad diariamente, esta não é uma funcionalidade propriamente nova para ti. Esta existe nesses dispositivos desde 2017, e faz agora o seu caminho natural para o iPhone. Resta saber se terá mais adesão que o tão habitual “copiar-colar”.

Como usar o “agarrar e largar” no iOS 15

Se já tens o iOS 15, esta funcionalidade é bastante simples de usar. Para tal basta pressionar de forma longa o conteúdo que pretendes (ficheiros, imagem ou texto), sem retirar o dedo do ecrã. Usa um segundo dedo para deslizar para fora da app e abrir outra. Depois solta o conteúdo na segunda app.

Deves ter em conta que, por enquanto, esta é uma funcionalidade disponível apenas os iPhone compatíveis com o iOS 15, que já instalaram a versão beta. Os modelos compatíveis são o iPhone 6S e seguintes.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.