iOS 14 permitirá experimentar aplicações sem as descarregar totalmente

Carlos Oliveira
Comentar

Gradualmente vamos conhecendo algumas das novidades que a Apple está a preparar para a próxima versão do seu sistema operativo móvel. Depois da notícia que os widgets chegariam com o iOS 14, hoje temos outra novidade bastante interessante.

Segundo está a avançar a 9to5 Mac, o iOS 14 trará uma funcionalidade que te permitirá experimentar apps sem as descarregar. Imagina isto como uma versão de teste da aplicação em causa.

"Clips" é a designação escolhida pela Apple para a funcionalidade

Ao analisar versões iniciais do iOS 14, o pessoal da 9to5 Mac deparou-se com uma funcionalidade chamada "Clips". Esta permitirá experimentar aplicações através da leitura de códigos QR ou links.

iPhone

Vamos imaginar que recebes um link para um vídeo no Youtube, mas não tens a aplicação instalada no iPhone. Ao invés de seres direcionado para a versão web da plataforma, poderás visualizar esse vídeo uma janela flutuante com a mesma interface da app oficial.

Aplicações descarregarão apenas o essencial para no dar um "cheirinho" de si

Assim que a Apple oficialize esta funcionalidade, caberá aos programados definir aquilo que será mostrado nesta espécie de test drive. Essas pequenas partes da aplicação serão descarregadas automaticamente.

No caos de gostares da aplicação, ser-te.á dada a possibilidade de a instalares no teu iPhone. Para tal, haverá uma ligação que te redirecionará para a App Store. Caso já tenhas a aplicação no teu equipamento, poderás abrir a aplicação completa.

Android já tem funcionalidade semelhante há algum tempo

Foi na Google I/O de 2016 que a americana apresentou aquilo a que chamou de Aplicações Instantâneas. Em suma, aquilo que isto permite é experimentar uma aplicação presente na Play Store sem para isso ter de a descarregar totalmente.

Pegando no exemplo do Android, nem todas as aplicações poderão tirar partido do "Clips", pelo menos numa fase inicial. Para tal, os programadores terão de ativar essa opção nas suas criações.

Esta não é a primeira funcionalidade que a Apple "copia" do seu principal rival. Independentemente de quem foi o primeiro a implementá-lo, louvamos a adição desta função ao iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.