Após a apresentação do IOS 11 na WWDC 2017, as novas funcionalidades do sistema operativo vão-se revelando e sendo exploradas pelos desenvolvedores de software. Assim quando chegar a versão final do sistema operativo, tudo deverá estar pronto para que possamos tirar o melhor partido do nosso iPhone.
Uma destas novas funcionalidades do iPhone chama-se Core NFC. Muitos de vocês já ouviram falar desta tecnologia NFC e alguns, com certeza, até já "dependem" desta no vosso dia-a-dia quando usam o vosso Apple Pay. Contudo, no IOS 11 vão pela primeira vez poder fazer um pouco mais do que isso com o vosso chip de NFC, mas apenas se o vosso iPhone for o 7 ou 7 Plus e claro um dos novos modelos que veremos mais para o final do ano.
Poderás (apenas) ler Tags NFC no IOS 11
Com a introdução da funcionalidade Essential Phone – Estará o projecto em risco antes sequer de chegar ao mercado?
As novas potencialidades NFC implementadas no IOS 11 vêm abrir novas portas para o futuro
Por outro lado, algumas destas potencialidades ainda não estarão disponíveis para IOS, mas acredito que farão parte do futuro. Para já, o sistema operativo da Apple está limitado a apenas receber e interpretar informação.
Deixa-me desde já deixar-te descansado ao dizer que o teu iPhone só irá receber informação NFC se tiveres com a aplicação certa aberta e após a tua confirmação de recepção. Para além disto, após o teu click, o teu iPhone só estará receptivo por um período de 60 segundos, após o qual terminará quaisquer ligações não completadas ou recebidas com sucesso.
Possibilidades ainda estão em aberto
Para já ainda são limitadas as maneiras como os programadores poderão tirar partido do NFC no IOS 11, mas penso que à medida que a tecnologia for adoptada de forma mais abrangente, veremos muitas formas originais de passar pequenos blocos de informação entre equipamentos.
Por experiência pessoal, os tags de NFC autorizados e pré-programados por ti podem ser usados para alterares definições do teu equipamento, sem que tenhas de fazer mais nada do que simplesmente tocar no tag NFC.
Por exemplo, quando chegas ao trabalho, só tens de tocar o teu smartphone no tag e sem que tenhas de fazer mais nada verás o teu equipamento ligar o WiFi, desligar o Bluetooth, tirar o som, abrir o Spotify na tua lista favorita e sincronizar a tua conta de email de trabalho. Simples? Sim, muito!
Outros assuntos relevantes: