Centro de Controlo do iOS 11 não está a desligar o Bluetooth nem o Wi-Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O novo sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 11 já está a correr em milhões de iPhone's por todo o mundo e as primeiras impressões dos nossos leitores, e também a nossa experiência mostra-nos que continua a ser um OS extremamente fluído sempre esperamos da tecnológica de Cupertino sendo o novo Centro de Controlo com botões dedicados ao Wi-Fi e Bluetooth uma das principais novidades.

Vê ainda: Apple – Como gravar em 4K 60fps no iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X

Mesmo assim, alguns leitores denotam que a nova versão não é radicalmente diferente do iOS 10 acrescentando algumas novas funcionalidades e cores. Com particular destaque para o Centro de Controlo que agora poderás personalizar e através da qual poderás (finalmente) ativar ou desativar a conexão de rede 3G/4G, alternando entre ambas.

Centro de Controlo no iOS 11 não está a desligar o Wi-Fi nem o Bluetooth

Até aqui tudo bem. Pequenas melhorias, algumas novas funcionalidades que poderão consultar aqui, na 4gnews e a fluidez que sempre louvamos neste sistema operativo da Apple.

Contudo, no novo Centro de Controlo temos dois atalhos para a conexão Bluetooth e Wi-fi, respectivamente. Atalhos estes que não estarão a funcionar corretamente e que deixam estas conexões ativas, mesmo que desligados no Centro de Controlo.

Este novo centro de controlo da Apple no iOS 11 está muito mais personalizável e com mais funcionalidades e atalhos. Toda a sua disposição é personalizável e terás também novos controlos adicionados através de comandos para o Force Touch nos modelos de iPhone compatíveis.

Infelizmente, algo que inicialmente parceria ser um dos atalhos mais práticos está a provar-se um dos mais irritantes para a utilização e mesmo para a segurança do dispositivo, os controlos Bluetooth e Wi-Fi.

Não é um bug mas sim uma abordagem alternativa ao conceito de botões no iOS 11 da Apple

Em suma, quando acedemos à Central de Notificações no iOS 11, mesmo que desligues o Wi-Fi e o Bluetooth nesta interface, não o vais desligar mesmo.

Em vez disso a Apple deixará ambas as conectividades ativas em segundo plano segundo avança o site Motherboard.

Como podemos observar pelo vídeo acima ambas as conectividades continuarão ativas para que o dispositivo possa continuar a utilizar certas funcionalidades como a transferência de ficheiros via AirDrop, os serviços de geo-localização ou a comunicação com um Apple Watch, por exemplo.

Assim sendo, para que servem estes botões no iOS 11?

Aqui teremos que seguir a lógica da Apple (ou lógica da batata neste caso). Segundo a tecnológica de Cupertino, como podem confirmar aqui, no iOS 11 quando intencionalmente desligamos o Wi-Fi e / ou o Bluetooth nos botões do Centro de Controlo, o iPhone / iPad não se desligará imediatamente dos acessórios Bluetooth aos quais está ligado.

Tal como referido previamente, o iDevice permanecerá ligado ao teu Apple Watch, Apple Pencil ou AirPods para evitar o obséquio de ter que voltar a ligar esta conexão Bluetooth e esperar que ambos os gadgets emparelhem.

Aqui estou sinceramente dividido...por um lado pode ser uma jogada inteligente da Apple para que seja mais difícil desligares-te involuntariamente do teu Apple Watch ou dos AirPods, por outro lado não deixa de quase contra-intuitivo.

Mais ainda, como avança o perito em segurança Andrea Barisani, que expressou as suas preocupações através do tweet que aqui podem ver, é aconselhável desligar o Bluetooth e o Wi-Fi se estão preocupados com potenciais ataques aos votos dispositivos. Para além de ser uma boa maneira de conservar a energia da bateria e de melhorar a tua recepção de rede.

Terás que desativar o Wi-Fi e Bluetooth nas Definições

Para a Apple, uma empresa que sempre se orgulho da simplicidade das suas interfaces e menus com design fácil e compreensível por todo e qualquer utilizador, creio que não consideraram sequer a possibilidade de este "semi-engodo" dificilmente agradar a todos utilizadores já que os restantes (e grande maioria) nem se vão aperceber que o Bluetooth e Wi-Fi continuam ligados.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

E tu? Já instalaste o novo iOS da Apple no teu iPhone, iPad ou iPod? Quais são as tuas primeiras impressões sobre esta nova versão do sistema operativo de Cupertino para dispositivos móveis?

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 Lite revela o seu preço e principais características!

Como gravar em 4K a 60fps no iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X – Dica

Motorola Moto X4 com Android One lançado ao abrigo do Project Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.