Inventor do BitTorrent anuncia Chia, concorrente da Bitcoin amigo do ambiente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A transação de Bitcoin gasta imensa energia. Para teres noção, uma simples transação usa a mesma eletricidade que gastarias O Huawei Mate 10 Lite é um bom smartphone, mas valerá os 400€?

A Chia pretende minorizar o impacto ambiental da Bitcoin

As palavras são de Bram Cohen: “A ideia é fazer um Bitcoin melhor, para solucionar os problemas de centralização”. Os dois grandes problemas que Cohen vê na Bitcoin são o impacto ambiental e a instabilidade de poucos mineiros desta criptomoeda terem acesso a eletricidade mais barata.

Como pretende a Chia resolver estes dois problemas?

Ao invés do que a Bitcoin faz, a Chia depende de espaço de armazenamento e tempo. Primeiro, espaço de armazenamento que as pessoas já possuem e que podem usar sem nenhum custo adicional. Isto é combinado com provas de tempo que atuam em quaisquer ataques que a que as provas de espaço estão suscetíveis.

Cohen diz não ser a primeira pessoa a ter esta ideia. No entanto, implementar tal conceito requer o tipo de computação avançada na qual é especialista. Para além do estatuto que o inventor do BitTorrent tem atrelado a si, será preciso bem mais que isso para fazer as pessoas mudar da Bitcoin para a Chia.

O plano é fazer coisas de forma mais inteligente no estatuto legal e também ao nível técnico. É cedo para saber se Cohen será bem sucedido nesta demanda ambiental, mas o pontapé de saída está dado.

Outros assuntos relevantes:

HTC continua a sangrar bastante com a produção de smartphones Android

Google Play Store está repleta de Animojis fraudulentos para Android

Harry Potter Go pode ser lançado já em 2018 pela Niantic

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.