Inventor do BitTorrent anuncia Chia, concorrente da Bitcoin amigo do ambiente

Bruno Coelho
Bitcoin BitTorrent Chia
Bram Cohen, criador do BitTorrent, quer avançar com uma alternativa à Bitcoin mais amiga do ambiente.

A transação de Bitcoin gasta imensa energia. Para teres noção, uma simples transação usa a mesma eletricidade que gastarias numa semana na tua casa. E isso é algo que o inventor do BitTorrent quer mudar. Bram Cohen acaba de criar a Chia Network.

Esta empresa pretende lançar uma criptomoeda baseada em provas dadas no tempo e armazenamento, ao invés da eficiente Bitcoin que “come” energia ao pequeno-almoço. Sucintamente, a "Chia" pretende aproveitar o espaço de armazenamento barato que se encontra em todo o lado dando-lhe um uso mais ecológico.

Vê ainda: O Huawei Mate 10 Lite é um bom smartphone, mas valerá os 400€?

A Chia pretende minorizar o impacto ambiental da Bitcoin

As palavras são de Bram Cohen: “A ideia é fazer um Bitcoin melhor, para solucionar os problemas de centralização”. Os dois grandes problemas que Cohen vê na Bitcoin são o impacto ambiental e a instabilidade de poucos mineiros desta criptomoeda terem acesso a eletricidade mais barata.

Como pretende a Chia resolver estes dois problemas?

Ao invés do que a Bitcoin faz, a Chia depende de espaço de armazenamento e tempo. Primeiro, espaço de armazenamento que as pessoas já possuem e que podem usar sem nenhum custo adicional. Isto é combinado com provas de tempo que atuam em quaisquer ataques que a que as provas de espaço estão suscetíveis.

Cohen diz não ser a primeira pessoa a ter esta ideia. No entanto, implementar tal conceito requer o tipo de computação avançada na qual é especialista. Para além do estatuto que o inventor do BitTorrent tem atrelado a si, será preciso bem mais que isso para fazer as pessoas mudar da Bitcoin para a Chia.

O plano é fazer coisas de forma mais inteligente no estatuto legal e também ao nível técnico. É cedo para saber se Cohen será bem sucedido nesta demanda ambiental, mas o pontapé de saída está dado.

Outros assuntos relevantes:

HTC continua a sangrar bastante com a produção de smartphones Android

Google Play Store está repleta de Animojis fraudulentos para Android

Harry Potter Go pode ser lançado já em 2018 pela Niantic

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.