Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Internet em Portugal: novo estudo põe-nos em 13.º lugar neste ranking europeu

Foi publicado um novo relatório relativo aos hábitos digitais dos portugueses. Dos 27 estados-membro da UE, eis a posição de Portugal.

Telemóvel

A ANACOM divulgou um novo relatório, que analisa o grau de literacia digital dos cidadãos e o nível de maturidade digital das empresas, tanto em Portugal como no conjunto da União Europeia (UE). Assim, tornou-se possível comparar a preparação digital destes dois universos.

Portugal está a meio da tabela da UE

De acordo com o Digital Skills Indicator 2.0 da Comissão Europeia, referente a 2025, cerca de 59% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos possuíam competências digitais pelo menos ao nível básico. Deste total, 32% apresentavam competências acima do nível básico e 27,2% situavam-se exatamente nesse patamar. Em sentido oposto, 27,6% tinham competências abaixo do básico, 2,7% não apresentavam qualquer nível e 10,6% não utilizavam a Internet.

No contexto europeu, o estudo diz que Portugal ocupa a 13.ª posição entre os 27 Estados-Membros no que toca à percentagem de população com competências digitais acima do nível básico, ligeiramente acima da média da UE27 (32,0% em Portugal face a 31,4% na União Europeia).

Outro dado relevante tem a ver com a proporção de residentes que não utilizou a Internet nos três meses anteriores ao inquérito. A percentagem tem vindo a diminuir de forma consistente: passou de 17,7% em 2021 para 10,6% em 2025. Este valor colocou Portugal no 5.º lugar do ranking europeu. Entre as famílias sem acesso à Internet em casa, a principal justificação apontada foi a falta de competências digitais, seguida da perceção de pouca utilidade do serviço.

As áreas em que a população portuguesa demonstrou maior domínio digital foram “Comunicação e colaboração”, com 85,2% acima do nível básico, e “Literacia de dados e informação”, com 76,3%. Comparativamente à média europeia, Portugal apresentou resultados superiores nas áreas da Segurança (+7,3 pontos percentuais) e da Literacia de dados e informação (+1,3 p.p.), mas ficou abaixo da média da UE27 em Resolução de problemas (-14,6 p.p.) e em Comunicação e colaboração (-1,5 p.p.).

Os resultados variam consoante a região do país

O relatório evidencia desigualdades significativas em função do território e do perfil sociodemográfico. As zonas urbanas registaram níveis mais elevados de literacia digital, com destaque para a Grande Lisboa e a Península de Setúbal, enquanto o Alentejo e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira apresentaram os valores mais baixos.

Em termos etários e sociais, as competências digitais foram mais elevadas entre os jovens até aos 34 anos, pessoas com ensino superior e estudantes. Em contraste, os níveis mais reduzidos verificaram-se entre a população com 65 ou mais anos, reformados e indivíduos com menor escolaridade. Estas diferenças revelaram-se mais acentuadas em Portugal do que na média da União Europeia.

Google Pixel 10 Pro XL 256 GB
Google Pixel 10 Pro XL 256 GBcâmara tripla, bateria de mais de 24 horas, ecrã de 6,8 polegadas, IA avançada
Oferta por tempo limitado
899,00 €Amazon
969,00 €-7%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.