Um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA, coloca em alvoroço mais uma profissão. Neste caso, os analistas de relatórios financeiros já que os grandes modelos de linguagem de Inteligência Artificial (IA) já são melhores que os humanos nessa tarefa.
Os dados recentemente publicados pelos autores do estudo dão conta de uma maior precisão da IA na análise destes documentos. Com efeito, será este o princípio do fim da presença humana neste setor?
Modelo de IA GPT-4 é mais fiável que os humanos a interpretar relatórios financeiros
O estudo em causa dá um destaque especial ao GPT-4. Vale relembrar que este é o modelo de IA que dá suporte ao ChatGPT e a muitas das funcionalidades do Copilot da Microsoft.
De acordo com os seus testes, o GPT-4 apresenta uma precisão de 60% na análise de relatórios financeiros. Em contrapartida, a precisão humana nesta tarefa está entre os 53% e os 57%.
Estes valores foram alcançados graças ao vasto conhecimento base e teórico apresentado pelo GPT-4. Assim sendo, este modelo de linguagem consegue retirar conclusões de alguns padrões de dados mesmo sem um treino específico em finanças.
Vale, todavia, sublinhar que esta realidade não surge do nada. Para que isto fosse possível, este modelo de linguagem foi treinado com instruções de cadeia de pensamento para alcançar respostas mais adequadas e precisas.
O rácio de precisão da IA nesta tarefa poderá subir ainda mais com a expectável evolução dos grandes modelos de linguagem. Por exemplo, o GPT-4o apresenta uma eficácia significativamente superior devido à sua compreensão multimodal.
Humanos e IA a trabalhar em conjunto pode ser o futuro da área financeira
Apesar destas conclusões, os investigadores não profetizam o desaparecimento humano deste setor. Eles defendem que o GPT-4 e os humanos podem formar uma equipa maravilha, já que se complementam bastante bem.
Os grandes modelos de linguagem destacam-se em áreas onde os humanos podem ser ineficientes ou se sintam influenciados. Por outro lado, acrescentam valor quando é necessário acrescentar contexto à análise em causa.
Para os mais céticos na adoção de ferramentas de Inteligência Artificial no seu quotidiano, este é um estudo que pode ajudar a mudar esse pensamento. Estas ferramentas podem ser realmente úteis para ajudar a obter melhores resultados em diversas áreas.