Inteligência Artificial reinventa scouting de futebol com app inovadora

Luís Guedes
Luís Guedes
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A Inteligência Artificial (IA) é o futuro e já chegou ao futebol. Como refere a CNN, há uma empresa de tecnologia em Londres, na Inglaterra, que facilita clubes como o Chelsea FC ou o Burnley, do principal escalão inglês, a fazer scouting de jogadores para as suas equipas.

A app chama-se aiScout e faz com que o sonho de muitos e muitas a chegarem a futebolistas profissionais fique mais próximo. Assim, a app permite que jogadores da modalidade façam testes virtuais para clubes. Estes devem enviar vídeos auto-gravados, a completar uma série de exercícios.

Os jogadores enviam vídeos e a IA classifica-os

A partir da IA da aplicação, torna-se possível pontuar os skills de cada jogador. Assim sendo, a informação fica disponível para os “tubarões” do futebol mundial conhecerem potenciais novos reforços. A aiScout permite, ainda, filtrar os jogadores por idades, sexo, ou até mesmo posição no terreno de jogo.

Dois dos grandes parceiros da app são o Burnley e o Chelsea, um dos maiores clubes do mundo. De acordo com Richard Felton-Thomas, diretor de operações da app, o objetivo passa por facilitar ao máximo a vida dos olheiros, poupando-lhes tempo (via CNN).

Ben Greenwood, do Bournemouth, é um dos exemplos de sucesso da app

Futebol App IA
Imagem ilustrativa (Pexels)

O conceito é do interesse de muitos clubes e começa já a ter os seus efeitos. Um exemplo disso mesmo é o jogador Ben Greenwood, que atualmente faz parte dos quadros do Bournemouth. À luz do que é referido pela mesma fonte de informação, em 2019, depois de enviar uma filmagem dos seus skills, o jogador inglês, com apenas 17 anos, conseguiu ir treinar ao Chelsea.

Os dados atuais indicam que, até ao momento, já cerca de 135 jogadores foram contratados por clubes profissionais de futebol, devido à utilização da app. Recorde-se que a app é composta por mais de 100.000 jogadores, sendo que já existem mais 100 clubes com interesse em juntarem-se ao Chelsea e ao Burnley.

Outra parceria interessante para a aiScout é a associação à Major League Soccer, dos Estados Unidos. Por tudo isto, Felton-Thomas acredita que é bastante possível que a app chegue à casa dos milhões, ainda em 2024.

Entre várias áreas, a Inteligência Artificial tem vindo a expandir-se, cada vez mais. No mundo do desporto, este mercado já é avaliado em cerca de 2,7 mil milhões de dólares, com base nos dados de 2023 (via CNN). Desde ferramentas de comentários de IA, a tecnologias wearable para atletas, parece que esta parceria entre IA e desporto veio para ficar.

Nos próximos anos, está em vista a criação de apps semelhantes para outras modalidades

Sobre a capacidade da IA enquanto ferramenta de scouting, Felton-Thomas assegura que esta não é uma substituição, mas sim um acrescento evolutivo. Existe toda uma componente específica do jogador que o próprio refere que a app não auxilia. A reação ao erro e à derrota são alguns dos exemplos dados por Felton-Thomas.

Ainda que o foco continue a ser o futebol, é de esperar que, em breve, exista uma versão diferente, adequada para outras modalidades.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.