Inteligência Artificial da Google vai monitorizar conversas em tempo real para te proteger de burlas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Já recebeste alguma vez uma chamada de alguém que dizia ser do teu banco e te pedia para transferires dinheiro urgentemente? Ou talvez tenhas recebido uma oferta imperdível que te deixou desconfiado? Se sim, sabes o quão stressante e prejudicial financeiramente podem ser as burlas por telefone.

A Google anunciou uma novidade durante a conferência de programadores Google I/O 2024. É um sistema de alertas para chamadas suspeitas, alimentado por inteligência artificial (IA). Os alertas para chamadas suspeitas no Android serão impulsionados pelo Gemini Nano, o modelo de IA da Google integrado no dispositivo. Atualmente, este modelo já está presente no Pixel 8 Pro e na série Galaxy S24. Simplificando, a IA irá "ouvir" as tuas chamadas em tempo real e emitir alertas no ecrã caso detete algo suspeito.

Vamos imaginar que recebes uma chamada de alguém que se apresenta como funcionário do teu banco. A IA estará atenta a sinais de alerta. Por exemplo, se a pessoa te pedir para transferires dinheiro com urgência, efetuares um pagamento com um cartão de oferta ou revelar informações pessoais confidenciais, como o PIN do cartão ou palavras-passe (pedidos incomuns por parte de um banco), irás ouvir um sinal sonoro durante a chamada e receberás um aviso no ecrã a alertar para a potencial fraude.

Exemplo de aviso que podes receber
Exemplo de aviso que podes receber

A Google garante que o processamento das chamadas em tempo real acontece no teu dispositivo, o que significa que as tuas conversas não saem do teu telemóvel. Funciona de forma semelhante à funcionalidade de legendas automáticas em tempo real, disponível atualmente durante as chamadas. Ou seja, apenas o teu dispositivo terá acesso aos dados da tua conversa. Não a Google nem terceiros.

É importante referir que o recurso de alertas para chamadas suspeitas será opcional quando for lançado. A Google irá partilhar mais detalhes sobre esta funcionalidade no final do ano, possivelmente aquando do lançamento oficial. A previsão é que a funcionalidade chegue primeiro aos dispositivos Pixel equipados com o Gemini Nano, antes de ser disponibilizada noutros dispositivos Android.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.