Intel revela acidentalmente novos processadores de 9ª geração

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A série H de 9ª geração da Intel é para quem quer o melhor do melhor. Tratam-se de processadores desenhados para gaming ou criadores de conteúdo. Esta nova linha de processadores será fabricada com a tecnologia de 14nm e espera-se um TDP de 45W.

No entanto, a Intel descaiu-se e partilhou no seu site oficial um documento que fazia referência a esta série H de processadores. A página foi entretanto removida. Contudo, ficaram as informações que agora partilhamos.

Assim, a lista mostrava seis processadores desta linha H. Dois Core i5, dois Core i7 e dois Core i9. No que diz respeito aos topo de gama, o grande destaque vai para o Intel Core i9-9980HK. Estamos a falar de um processador que virá com 8 núcleos e 16 threads. O seu clock máximo será de 5.0GHz.

O Core i9-9980HK permite overclocking

Contudo, o K no final do nome deste processador significa que este será desbloqueado. Ou seja, os utilizadores poderão realizar o chamado overclock. Com efeito, a estabilidade de um processo destes vai sempre depender da refrigeração do computador em causa.

O Core i9980H, por seu turno, tem o mesmo número de núcleos e threads. No entanto, como o próprio nome indica, não dá a possibilidade fazer overclocking. A velocidade máxima está cifrada nos 4.8GHz para este modelo.

Resta saber se estas taxas de clock serão realmente sustentáveis em termos de refrigeração. Tendo em conta os problemas que o Core i9-8950H (o seu antecessor) teve com o cooling em alguns modelos, é de esperar que isso esteja melhorado nesta linha.

O destaque vai para os i9, mas o consumidor acabará por comprar os i7

A verdade é que o consumidor comum acabará por comprar a variante i7. Neste campo, a Intel trará o i7-9850H e i7-9750H. Ambos terão seis núcleos e seis threads. Contudo, a velocidade de clock varia ligeiramente, sendo de 4.6 e 4.5GHz respetivamente.

No que diz respeito à gama de entrada, temos o Core i5-9400H e o i5-9300H. Nestas versão teremos 4 núcleos e 8 threads em cada. O clock máximo é de 4.3GHz no modelo superior e 4.1GHz no modelo mais modesto.

Com efeito, não temos informações em termos de datas de lançamento. Ainda assim, é de esperar que seja para breve, até porque as marcas refrescam regularmente as suas linhas de produtos.

Editores 4gnews recomendam:

AMD Ryzen 3000 e Radeon Navi podem ser lançados a 7 de julho

Abrir o carro com os olhos? A Apple está a pensar nisso

Preço do Galaxy S10+ de cerâmica deixa qualquer um (s)em sentido

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.